TJ veta estagiários e quer professor concursado nas escolas | F5 News - Sergipe Atualizado

TJ veta estagiários e quer professor concursado nas escolas
Acompanhados, estagiários exercerão atribuições inerentes ao estágio
Cotidiano 23/08/2011 16h44


O Poder Judiciário do Estado de Sergipe, atendendo a uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público de Sergipe (MPE), através da Promotoria Especializada dos Direitos à Educação, em face do Município de Aracaju, concedeu em parte a tutela requerida e determinou medidas emergenciais para regularizar a situação dos professores que ministram aula nas escolas municipais.

Segundo o promotor de Justiça Luís Fausto Dias de Valois Santos, a Promotoria da Educação recebeu diversas reclamações posteriormente comprovadas, que as escolas municipais estavam colocando estagiários de nível superior para atuar como professores titulares nas salas de aula sem a devida supervisão.

Várias tentativas extrajudiciais foram feitas a fim de sanar a questão. Vale ressaltar a expedição de recomendação para que o município substituísse os estagiários em regência de classe, sem supervisão, por professores concursados, e que fosse nomeados os excedentes do último concurso público.

O Poder Judiciário de Sergipe, a fim de preservar o direito à educação fundamental garantido na Constituição Federal, concedeu em parte a tutela requerida na ACP e determinou que o Município de Aracaju se abstenha de utilizar os estagiários de nível superior e técnico a desempenhar as funções de professor titular, devendo exercerem atribuições inerentes ao estágio com o devido acompanhamento de professor titular, o qual juntamente com o diretor da escola e do supervisor de ensino deverá fazer a supervisão dos seus desempenhos.

Além disso, o Município deverá, em 48 horas, apresentar a lista dos aprovados no concurso para o magistério de 2008 e ainda não chamados, e a lista das escolas municipais que se encontram com vagas no quadro de professores e em quais disciplinas. O Judiciário fixou também a multa diária de 5 (cinco) mil reais por descumprimento da presente medida, importância que deverá ser revertida ao Fundo Estadual da Criança e do Adolescente.

Mais Notícias de Cotidiano
 Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
26/12/2024  18h14 Sisu 2025: inscrições começarão a partir de 17 de janeiro
Processo seletivo será constituído de uma única etapa; entenda como funciona
SSP
26/12/2024  17h46 Cerca de 50 celulares roubados ou furtados são recuperados em 2024
A ação é fruto da adesão ao Protocolo Nacional de Recuperação de Celulares
Reprodução/Pixabay
26/12/2024  16h02 Hospital da Criança orienta como prevenir quadros de desinteria
A hidratação torna-se um fator essencial para combater essa condição em crianças
Reprodução/Meta AI
26/12/2024  15h39 “RG dos pets”: cães, gatos e tutores terão dados em cadastro nacional
A iniciativa busca combater maus-tratos e aumentar segurança dos animais
freepik
26/12/2024  14h57 Adolescente confessa matar dois homens a facadas e é internado provisoriamente
Crime ocorreu em Cedro de São João; segundo suspeito continua foragido, e polícia pede ajuda para localizá-lo

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado