Sindijor e governador repudiam manifestações consideradas machistas em matéria
A matéria baseada no anúncio da gravidez da Sarah Andreozzi foi considerada machista Cotidiano | Por F5 News 06/12/2023 15h46 - Atualizado em 06/12/2023 15h59No Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, celebrado nesta quarta-feira (6), o Sindicato dos Jornalistas do Estado de Sergipe (Sindijor/SE) emitiu uma nota repudiando a divulgação de uma matéria que levanta questionamentos sobre o futuro da Secretaria de Estado da Fazenda de Sergipe.
A abordagem da matéria, baseada no anúncio da gravidez da chefe da pasta, a secretária Sarah Andreozzi, foi considerada pelo sindicato como discriminatória.
Apesar do Dia Nacional de Mobilização ter sido instituído em 2007, o Sindijor/SE destaca que há ainda um longo caminho a percorrer na luta contra o machismo, que persiste em diversas formas na sociedade.
A direção do sindicato expressou extrema indignação e repúdio diante da publicação de um texto intitulado “Tem bebê a bordo numa secretária de pasta estratégica do governo de Fábio Mitidieri”.
O Sindijor afirmou que o texto, em apenas onze linhas, dissemina machismo e misoginia ao questionar a capacidade profissional das mulheres que pretendem ser mães ou já o são, baseando-se em sua escolha de exercer o direito à licença maternidade.
“Ser profissional e mãe continuará sendo uma tarefa árdua enquanto não questionarmos o sistema que vivemos, pois ele se retroalimenta do machismo, da misoginia, da violência, do racismo”, disse o sindicato.
A nota ressalta a importância da ética, cidadania, responsabilidade social e respeito na prática jornalística, e afirma ser inadmissível aceitar qualquer manifestação que minimize as conquistas de espaços e direitos.
Confira a nota completa:
A secretária respondeu as indagações da matéria, através de um vídeo nas redes sociais:
Ainda, por meio das redes sociais, o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri expressou seu apoio à secretária:
Um dos orgulhos que tenho é dar espaço para as mulheres, esse governo é delas e venho a público repudiar a violência moral sofrida pela secretária de Estado da Fazenda, Sarah Andreozzi.
— Fábio Mitidieri (@FabioMitidieri_) December 6, 2023