Servidores da UFS podem deflagrar nova greve | F5 News - Sergipe Atualizado

Servidores da UFS podem deflagrar nova greve
Cotidiano 12/09/2011 12h27


Da redação F5News

Recém saída de um processo de greve, que durou pouco mais de um mês, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) passa, mais uma vez, a perceber a aproximação deste processo, pela segunda vez em pouco mais de 2 meses. Com um movimento grevista estruturado em nível nacional, técnicos administrativos da UFS avaliam o retorno ao movimento grevista em assembleia nesta terça-feira (13) com base em assembleia geral.

Entenda o caso

Os técnicos administrativos da UFS deflagraram greve no dia 8 de junho do corrente ano. No dia 13 de julho, o Conselho Nacional de Greves (CNG), defagrou, por 58 votos a favor, 2 contrários e 33 abstenções, a permanência do Movimento Grevista. A UFS, no entanto, sentiu a necessidade de retomar as atividades. Hoje já são 96 dias de greve em Instituições de Ensino Superior Público de todo o país, com exceção de apenas três: UFS, UFRGS (Rio Grande do Sul) e a Unifal (Alfenas-MG). Após assembléia realizada no dia 05 de setembro, o Sintufs remeteu às bases e convocaram uma nova assembléia para esta terça (13).

Dentre as reivindicações, estão questões salariais, como o Piso Salarial Nacional e a variação salarial de 5%; Racionalização dos Cargos, nivelando os cargos de acordo com atribuições e competências e viabilizando a ascensão de uma classe para a outra, além do reposicionamento dos aposentados de acordo com a lei 11091/05; abertura de Concurso Público, dentre outros. Também há mobilização contra o PL 1749, que cria as Empresas Brasileiras de Serviços Hospitalares (EBSERH). Segundo Gentil Melo, Diretor Administrativo Geral do Sintufs, a maior parte das reivindicações não são recentes, elas vêm desde 2005, quando a carreira foi instituída e permanecem em discussão no movimento grevista.

No processo há um respeito em relação aos serviços essenciais, que serão mantidos. No entanto, não há certeza alguma em relação ao funcionamento serviços básicos dos estudantes, como a Biblioteca Central, o Restaurante Universitário e o Departamento de Assuntos Acadêmicos. Estes pontos serão definidos durante a assembléia, de acordo com a decisão do retorno ou não ao movimento grevista.

Durante o dia de hoje, a diretoria do Sindicato está visitando os demais Campi, num processo de mobilização em torno do processo.

Mais Notícias de Cotidiano
Reprodução
01/11/2024  17h23 Funcionários de empresa que presta serviço à Energisa sofrem descarga elétrica
Um dos trabalhadores ficou em estado grave e foi levado ao HUSE
Arquidiocese de Aracaju
01/11/2024  17h14 Santuário de Nossa Senhora Divina Pastora inicia novenário e festa da padroeira
Celebrações acontecem de 1º a 10 de novembro com o tema “Maria, mulher de oração”
Heitor Xavier
01/11/2024  16h44 São Cristóvão define rotas de ônibus gratuitos para o Enem; confira
Sete itinerários levarão estudantes a locais de prova, incluindo a UFS e a UNIT
 Maria Odília/Seduc
01/11/2024  16h39 Revisão Final do Enem acontece hoje (1º) no Ginásio Constâncio Vieira
Mais de seis mil estudantes da rede estadual se reúnem no evento pré-enem
James Chan/Pixabay
01/11/2024  16h30 Confira a programação das missas de Todos os Fiéis Defuntos em Aracaju neste sábado (2)
Celebrações ocorrem em sete cemitérios da capital, com participação do dom Josafá Menezes

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado