Sergipe recebe I Seminário Memória, Verdade e Justiça
Cotidiano 26/02/2012 08h16
A Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) do Ministério Público em Sergipe (MPF/SE) realiza, nesta terça-feira, 28 de fevereiro, o I Seminário Memória, Verdade e Justiça de Sergipe. O evento apresentará a atuação do Grupo de Trabalho Direito à Memória e Verdade do MPF e discutirá temas como a Comissão Nacional da Verdade e Justiça de Transição. O seminário é coordenado pelo procurador dos Direitos do Cidadão em Sergipe, Pablo Coutinho Barreto.
Realizado com o apoio da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) e do Ministério Público Estadual, o evento contará com palestra do procurador Regional da República da 3ª Região, Marlon Weichert, que é membro do GT de Direito à Memória e Verdade do MPF. O procurador foi o perito indicado pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos para atuar perante a Corte Interamericana de Direitos Humanos no Caso Gomes Lund e Outros vs Brasil, sobre a Guerrilha do Araguaia.
No seminário, o professor doutor Milton Barboza, da Universidade Federal de Sergipe, vai apresentar o resultado do projeto Memórias Reveladas em Sergipe. O Memórias Reveladas é uma ação da Casa Civil da Presidência da República instituído em 2009 e pretende resgatar os documentos (textuais, audiovisuais, imagens, entre outros), que comprovem as atuações dos órgãos de repressão durante o regime militar (1964 – 1985).
De acordo com o procurador Pablo Coutinho Barreto, “A realização do seminário é importante por trazer o debate sobre a responsabilização das graves violações contra os direitos humanos praticadas por agentes públicos no período da Ditadura Militar”. O procurador explica que “Essa discussão faz parte das obrigações do Estado brasileiro por força da decisão da Corte Internacional dos Direitos Humanos, que condenou o Brasil a investigar e responsabilizar os agentes dessas graves violações contra os direitos humanos, não podendo a Lei da Anistia servir como obstáculo a isso”.
Coutinho Barreto lembra ainda que a discussão e o resgate dos fatos históricos é o primeiro passo para a responsabilização criminal. E esta é a primeira vez que o tema é discutido entre o Ministério Público Federal e a sociedade em Sergipe.
Inscrições - As inscrições devem ser feitas através do e-mail ascom@prse.mpf.gov.br, com o envio de nome, número do documento de identidade e órgão, empresa ou faculdade a que o interessado está vinculado.
Duas vítimas estão sendo veladas. Governo decreta luto de três dias pela tragédia
Interdição aconteceu na noite deste domingo (12). Ponte apresentou rachaduras em suas cabeceiras.
Capital sergipana deve ter tempo fechado e com possibilidade de chuvas fortes
Bombeiros procuram por terceira vítima que estava no carro levado por enxurrada