Sergipanos são presos e extraditados da Espanha | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipanos são presos e extraditados da Espanha
Atletas de Basquete foram considerados imigrantes ilegais
Cotidiano 04/01/2012 12h39


Por Márcio Rocha

Um grupo de atletas sergipanos viajou para a Espanha, para participar de um curso e treinamento de aperfeiçoamento ministrado na cidade de Zaragoza, para atletas de Basquete. Três atletas e um professor faziam parte da delegação convidada para o evento que aconteceria para eles, durante duas semanas. Segundo as leis diplomáticas estabelecidas entre Brasil e Espanha, o grupo de atletas não precisaria de visto para entrada no país, já que permaneceriam por apenas 15 dias em território estrangeiro.

Todavia, o que seria um período de férias e aprendizado no esporte se tornou um tormento na vida dos sergipanos. Ao desembarcar na cidade, o grupo foi removido para uma sala reservada e de lá não mais saiu até ser enviado de volta para o Brasil. O departamento de imigração espanhol impediu que os atletas mantivessem contato com qualquer pessoa e deteve os sergipanos por dois dias - monitorados a todo tempo e com direito apenas a alimentação. 

O direito de acionar a embaixada brasileira na Espanha lhes foi negado. O contato com a entidade diplomática foi feito por meio dos parentes dos atletas, após terem sido comunicados pelo amigo que os receberia e hospedaria no país. A embaixada nada fez, argumentando que era impotente para tomar alguma atitude. O consulado brasileiro em Zaragoza foi acionado e nada pôde fazer, além de contatar com a imigração espanhola e também receber resposta negativa.

Os jogadores de basquete sergipanos e seu professor foram extraditados ontem de volta para o Brasil, em um vôo com destino a Salvador. De lá, após prestarem informações à Polícia Federal, voltaram para Aracaju.

Não é o primeiro caso de sergipanos que são detidos e extraditados pela imigração espanhola. Em janeiro de 2009, um grupo de sergipanos foi detido no aeroporto de Barajas, em Madrid, sob a alegação de tentativa de imigração ilegal. Entre os turistas que iriam para as cidades de Toledo e Zaragoza, estava uma jornalista. O grupo conseguiu ficar no país, após intervenção da OAB. Em 2007, uma sergipana foi detida e extraditada após viajar para a Espanha, para passar o final de ano com parentes. 

Mais Notícias de Cotidiano
Cedida ao i9Sergipe
07/11/2024  18h16 Caminhão e carro do Conselho Tutelar colidem em Campo do Brito
Incidente ocorreu próximo à Prefeitura; motorista do caminhão deixou o local sem aguardar a polícia
Waldemir Barreto/Agência Senado
07/11/2024  17h27 Petrobras negocia com Laércio termos do PATEN para o setor de gás natural
Ajustes no relatório buscam desconcentrar o mercado de gás natural e reduzir os preços
Ascom Semac
07/11/2024  17h06 Governo de Sergipe realizará Conferência do Meio Ambiente em 2025
Portaria determinou que evento será entre 15 de janeiro e 15 de março
Emsurb/Reprodução
07/11/2024  16h24 Pré-Caju 2024: Emsurb realiza isolamento de equipamentos turísticos na Orla
Visa garantir a proteção do patrimônio público durante mais uma edição da festa
Marcos Rodrigues/ASN
07/11/2024  15h48 MPSE pede para que Sergipe elimine irregularidades em parque estadual
O MPSE avaliou que o Estado tem desrespeitado a legislação ambiental; entenda

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado