Seplag lança o Portal Observatório de Sergipe
Site disponibilizará o acesso a informações econômicas e geográficas Cotidiano 14/11/2011 11h24Por Fernanda Araujo
Foi lançado na manhã desta segunda-feira (14), na Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) por meio da Superintendência de Estudos e Pesquisas (Supes), o Portal Observatório de Sergipe. O site vai disponibilizar o mapeamento do Estado, além de trazer informações demográficas, econômicas e estatísticas da população sergipana.
Na oportunidade, o secretário da Seplag, Oliveira Júnior, destacou os benefícios do Observatório. “Em alguns produtos é o primeiro do país, por exemplo, somos o primeiro Estado que disponibiliza o mapeamento de todos os 75 municípios, todos eles foram fotografados, com fotografias aéreas que permitem o nível de precisão muito grande e que pode ser solicitado o ‘download’ em CD à Supes. Com isso, os prefeitos podem formular planos diretores para a cidade, podem fazer planejamento de riscos ambientais, enfim, com esse material eles têm informações para engenharia, projetos que precisam levar em conta os relevos do município. É um conjunto de informações muito rico que permite também que os municípios façam o seu planejamento.”
Para o secretário, a proposta facilita a interação das informações com o público. “É bastante simples. São coisas que fazem com que o estudante tenha interesse, porque o formato antigo é de tabelas e gráficos, um pouco cansativo, principalmente para a juventude que está acostumada com internet. Um material como esse atrai a atenção e facilita com que a ‘estudantada’ tenha o conhecimento integral do Estado. Os estudantes ou a população em geral poderão analisar, entender e diagnosticar a realidade de Sergipe.”
Oliveira Júnior analisa ainda: “É um método de abordagem que se utiliza de informações multidisciplinares. Fazem parte da equipe da Superintendência de Pesquisa e Estatística não só geógrafos, mas especialistas em várias áreas de conhecimento humano, como estatística, demografia e economia".
Portal
Ao todo serão disponibilizados 92 serviços. Entre eles, o portal está composto por dados socioeconômicos de Sergipe, onde a população poderá consultar e baixar pesquisas e ter acesso à situação da economia sergipana através de um painel de indicadores mensais; fazer um tour virtual por áreas mapeadas com recursos de tecnologia 3D (os óculos serão distribuídos a partir de novembro); consultar sobre o Produto Interno Bruto (PIB) da economia estadual e municipal; consultar mapas temáticos e cartogramas sobre demografia, produção agropecuária, planejamento e gestão de políticas públicas, recursos naturais, regionalizações e divisões territoriais; consultar o acervo cartográfico estadual e acompanhar a evolução diária dos principais índices e cotações para a economia nacional.
O site está em pleno funcionamento no endereço www.observatorio.se.gov.br.
Capital sergipana, porta de entrada dos visitantes, recebe milhares de pessoas de diversas partes do Brasil
O cronograma de operação foi reajustado para priorizar áreas estratégicas da zona Norte e zona Sul
O objetivo é verificar se houve algum descumprimento aos normativos legais
As incrições do alistamento voluntário feminino começaram na última quarta-feira (1/1) e vão até o dia 30 de junho
Júlia Thomazini foi selecionada com outros 29 alunos de todo o Brasil