Semac alerta para agravamento da seca nos próximos meses em Sergipe
Chuvas abaixo da média podem agravar a seca no alto sertão e centro-sul do estado Cotidiano | Por F5 News 30/08/2024 13h52 - Atualizado em 30/08/2024 13h59O estado de Sergipe está se preparando para enfrentar mais um período de estiagem. De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), o mês de julho registrou o surgimento de seca fraca no alto sertão e em uma pequena área do centro-sul sergipano.
A meteorologista Wanda Tathyana de Castro Silva explica que a tendência é que as chuvas continuem abaixo da média nos próximos meses, com temperaturas acima do normal. A neutralidade climática e a previsão de inatividade da variabilidade intrasazonal no início do trimestre de setembro, outubro e novembro de 2024, contribuem para esse cenário.
A Semac informou que realiza um monitoramento constante da situação hídrica do estado através do Mapa do Monitor de Secas, atualizado mensalmente. Esse mapa permite identificar as áreas mais afetadas pela seca e acompanhar a evolução do fenômeno.
A meteorologista ainda alerta que a partir de setembro, o Nordeste entra no seu período climatológico de estiagem, o que pode levar ao agravamento da seca em Sergipe nos próximos meses.
Com informações do Governo de Sergipe