Seleção Jovem Aprendiz gera insatisfação de candidatos
Polícia foi chamada para acalmar quem não conseguiu se inscrever Cotidiano 12/03/2012 12h15Por Mirella Mattos
A seleção para o Programa Petrobrás Jovem Aprendiz, feita em Sergipe pela Sociedade Semear, gerou transtorno para quem aguardou na fila, ao relento e posteriormente na chuva, durante essa segunda-feira (12) e ainda assim não conseguiu estar entre os 200 primeiros para realizar a inscrição.
Conforme populares, a insatisfação de alguns foi tamanha que a polícia teve de intervir para acalmar os ânimos. Segundo o estudante Weslley Santos, a manifestação teria sido pacífica e a indignação - ao menos para ele -, justificada. “A gente fica aqui aguardando e pode nem ter a oportunidade de entrar para fazer a inscrição. Só podem os 200 primeiros que estiverem com toda a documentação; então você tem que torcer para que as pessoas que estão na frente tenham esquecido de trazer algo”, explica.
De acordo com a coordenadora pedagógica do projeto, Ivanilde Menezes, o acesso somente seria permitido às 200 primeiras pessoas dentro dos pré-requisitos e portando a documentação pedida, já para facilitar o processo uma vez que seriam apenas, de fato, 30 vagas para Aracaju. “Dessas 200 pessoas, 100 serão chamadas para entrevistas que posteriormente serão apenas 30 pois esse é o número de vagas. Então, já é muito difícil porque são seis pessoas para cada uma das vagas. Imagina se a gente liberasse mais inscrições?”, indaga.
Pré-requisitos
Podem se candidatar à participação no projeto alunos matriculados na rede pública do 9º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, desde que comprovem baixa renda. Além disso, eles precisam ter entre 17 e 19 anos de idade e ser residentes no município em que disputarão a vaga.
Documentos
Os candidatos deverão apresentar na inscrição carteira de identidade ou certidão de nascimento, comprovante de residência, declaração da escola e comprovante de renda familiar.
Informações referentes à disponibilidade de vagas e municípios podem ser consultadas através do site www.sociedadesemear.org.br.
A dupla utilizava um dispositivo para reter os cartões das vítimas na agência
Estudo mostra que probabilidade é maior entre pessoas com menos de 40 anos
Daniele, Alvaci, Adriágina, Pablo, Ronaldo, Luiz Carlos e Panda estão presos
Pedido deve ser feito na página do Participante na internet até 23h59
Momento exato vai variar conforme o fuso horário