Seguranças do shopping são acusados de novos casos de violência
Cotidiano 14/02/2012 07h05Por Márcio Rocha
Depois da agressão seguida de morte do motorista Leidson Reis, de 38 anos, que teve sua coluna cervical quebrada, após ação dos seguranças do shopping Jardins, mais casos de violência praticados pelos seguranças começam a surgir.
Na manhã de hoje (14), José Ednaldo, pai do jovem Wendell Gardner, de 20 anos, relatou o espancamento que seguranças do shopping Jardins promoveram contra seu filho e o amigo Fernando Mendonça, de 19 anos. José disse que os seguranças agrediram seu filho, o acusando de ladrão, sendo que a mercadoria comprada estava com nota fiscal.
O jovem foi jogado em um colchão recheado com brita e a tortura começou. Wendell sofria danos físicos dobrados, por cada pisão recebido, por conta da brita que lhe feria as costas, braços e rosto, quando tentava se proteger dos chutes desferidos pelos seguranças.
Segundo o pai, Wendell ficou quase um mês sem andar, após a agressão sofrida. O rapaz ainda tem lembranças da tortura sofrida em agosto de 2011. Quando soube da morte de Leidson, entrou em pânico e lembrou do que poderia ter lhe acontecido. Segundo o pai, Wendell comenta que poderia ter sido morto pelos seguranças.
Até hoje, Wendell Gardner sofre com problemas oriundos do espancamento. As pancadas sofridas, em sua maioria, eram nas regiões com tendões, o que lhe provocou danos motores.
Alerta
A vereadora Simone Góis havia alertado em pronunciamento na Câmara Municipal sobre a conduta dos seguranças do shopping Jardins. “Se realmente o papel deles é dar seguranças, os nossos jovens estão desprovidos de tudo, porque um filho, que a gente pensa estar guardado e seguro no shopping, enfrenta uma situação dessas? É uma preocupação de quem é mãe. De quem é parlamentar. Não poderia deixar de falar sobre isso”, lamentou a vereadora.
Omissão
Em outra oportunidade, a segurança do shopping mostrou omissão. No mês de março de 2011, em um incidente envolvendo um delegado de polícia, que sacou uma arma dentro de uma das lojas do complexo comercial, a segurança se mostrou omissa e não agiu diante da situação. Chamaram polícia para controlar a situação.
Condenação
Um caso similar de agressão por parte de segurança de shopping aconteceu no estado do Ceará. O Maracanaú Shopping foi condenado a pagar R$ 15 mil de indenização contra um homem que foi espancado por um segurança.
A partir desta quinta (14), 379 mil famílias sergipanas podem sacar o benefício
Veículo foi levado por bandidos no Centro, mas localizado horas depois no Complexo da Maré
Ela entrou para o Guinness Book pela apresentação de Simone de Beauvoir
Energético possui benefícios como praticidade, economia e segurança
Profissionais trabalham para reabastecer estoques de sangues necessários