Secretários debatem melhorias para a Saúde | F5 News - Sergipe Atualizado

Secretários debatem melhorias para a Saúde
Cotidiano 12/03/2012 14h50


 

Os secretários de Saúde dos municípios da região da Grande Aracaju, entre Barra dos Coqueiros, São Cristovão, Divina Pastora, Itaporanga D'Ajuda, Santa Rosa Lima, Laranjeiras e Riachuelo, estiveram reunidos nesta segunda-feira, dia 12, com representantes do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual da Saúde (SES) no Centro de Educação Permanente em Saúde de Aracaju. Eles discutiram sobre a operacionalização de projetos de redes prioritárias do governo federal: Rede Cegonha, Rede Psicossocial e de Urgência e Emergência.

Para o secretário de Saúde de Aracaju, Silvio Santos, esse é um momento importante já que fortalece as ações que beneficiam os usuários. “A discussão tripartite, ou seja, que envolve as gestões nas três esferas: municipal, estadual e federal facilita a operacionalização dos projetos, fazendo chegar aos usuários a saúde que eles merecem", afirma.

A referência técnica do Ministério da Saúde, Natali Pimentel, destaca que outro objetivo do encontro é revisão da PPI (Programação Pactuada e Integrada). "A expectativa é que também possamos realizar o plano de ação e o desenho de cada uma das redes, reforçando o processo de governança local", diz.

"Estamos realizando um balanço das ações já concretizadas e dando continuidade às atividades de planejamento do SUS no Estado, traçando uma linha de cuidado que visa garantir o acesso aos serviços e a adequada assistência à população, destacando o compromisso assumido por cada agente seja o Município, o Estado ou o Ministério da Saúde", destacou durante o encontro o secretário estadual da Saúde, Antônio Carlos Guimarães. 

Pautas e debates

Aracaju já desenvolve com sucesso alguns dos projetos, a exemplo do Mamãe Coruja e Corujinha, que acompanham gestantes e recém-nascidos, com a garantia entre outros fatores, do Cartão de Vacinação.

A diretora de Vigilância em Saúde, Ana Márcia Menezes, explica que outras ações já estão implantadas com previsão de recursos. "A fase agora é de operacionalizar, por exemplo, as casas de parto, o acompanhamento pós-parto, ações de incentivo ao parto normal que segundo a Organização Mundial da Saúde deve ser superior a 70% e estamos caminhando no desenvolvimento de ações para atingir essas metas", explica.

Até terça-feira, secretários e representantes do Ministério da Saúde estarão reunidos também em oficinas, a exemplo da oficina de Saúde Mental. "Quando se fala em Atenção Psicossocial, Aracaju é referência no Brasil, com o maior número de Caps por habitantes, e estamos aqui para discutir ações que garantam o acesso aos serviços com plenitude", explica o diretor de planejamento da Secretaria Municipal de Saúde, Hélio Farias.

Outro ponto de debate é com foco na Rede de Urgência e Emergência. "Unificação e regionalização do Samu, transição das Unidades de Atendimento Dr. Nestor Piva (Zona Norte) e Desembargador Fernando Franco (Zona Sul) para Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do Tipo 3, criação de novas UPA, no Estado, para trabalho integrado são assuntos em pauta", acrescenta o diretor de Atenção a Saúde da SMS, Paulo Sérgio Nunes.

Mais Notícias de Cotidiano
Polícia Federal
15/11/2024  17h23 Polícia Federal prende golpistas que agiam em caixas eletrônicos de Aracaju
A dupla utilizava um dispositivo para reter os cartões das vítimas na agência
Agência Brasil
15/11/2024  16h00 Pessoas que vivem com aneurisma têm mais risco de ansiedade e depressão
Estudo mostra que probabilidade é maior entre pessoas com menos de 40 anos
Redes Sociais/Reprodução
15/11/2024  15h00 Caso Lael: entenda a participação de cada suspeito na morte do advogado
Daniele, Alvaci, Adriágina, Pablo, Ronaldo, Luiz Carlos e Panda estão presos
Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
15/11/2024  11h35 Enem 2024: prazo para pedir reaplicação de provas termina hoje
Pedido deve ser feito na página do Participante na internet até 23h59
Agência Brasil
15/11/2024  11h25 Última superlua cheia do ano pode ser vista nesta sexta-feira
Momento exato vai variar conforme o fuso horário

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado