Saúde oferece transporte gratuito para pacientes
Cotidiano 23/02/2012 13h12Para facilitar o deslocamento de pacientes até uma Unidade de Saúde e qualificar a assistência aos usuários, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) oferece o Transporte Social para toda a cidade. O serviço existe há nove anos e pertence à Rede de Urgência e Emergência da SMS com a função de transportar pacientes acamados, ou que tenham alguma dificuldade para se locomover.
A maior procura do serviço é por pacientes que realizam os tratamentos de hemodiálise ou de fisioterapia. Em 2011, foram atendidos 4.105 usuários, com um total de 31.084 remoções. Treze veículos, entre eles ambulâncias tipo A e carros utilitários, que se alternam em até três turnos para atender às necessidades da população.
De acordo com a gerente do Transporte Social, Maria Amália Salmeron, o serviço acontece por meio de cadastro e agendamento prévio de até 15 dias, para que seja organizado um cronograma de trabalho e assim atender o maior número de pacientes.
“Preferencialmente atendemos os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), mas não deixamos de fora as pessoas que tenham algum plano de saúde e não tenham condições para a condução. O agendamento ocorre em horário comercial pelo telefone 3179-1049 ou mesmo pessoalmente no setor, situado à rua Porto Alegre, s/n, bairro Siqueira Campos, na base do Samu Municipal”, explica a coordenadora.
Maria Amália esclarece ainda que os veículos para a fisioterapia funcionam de segunda à sexta-feira, das 08h às 18h; já para casos de hemodiálise, atende-se de segunda a sábado das 05h às 23h e para os casos de altas médicas e transferências entre hospitais de pacientes hospitalizados com risco pequeno ou que não apresentem risco de complicação durante o transporte, ele acontece de segunda a segunda das 07h às 24h. Para todas as remoções, o paciente tem o direito a um acompanhante.
Transportando quem precisa
O usuário do SUS, Carlos Martins é cuidador da irmã, que após uma operação precisou fazer fisioterapia. Ele disse que aprova a eficiência do serviço. “Já utilizo o Transporte Social há um ano e meio, para as diferentes clínicas que minha irmã precisa ir. Confesso que este é um ótimo serviço, pois se não fosse assim, nós não teríamos dinheiro para pagar um táxi todas às vezes. O serviço atende quem precisa”, afirma Carlos Martins.
Para a aposentada Maria da Silva, de 73 anos, que desde o mês de setembro utiliza o serviço municipal, esse transporte é muito favorável, tanto para os usuários do SUS como para os que têm planos de saúde e precisam recorrer ao serviço, como foi o seu caso. “Nunca faltei e nem cheguei atrasada a nenhuma consulta por causa dos motoristas, que inclusive são muito atenciosos, aprovo essa ação da SMS”, disse.
Para o prefeito em exercício, Silvio Santos, o acesso à saúde é um direito básico constitucional de todos os aracajuanos e nós da gestão trabalhamos nas diferentes frentes para que o cidadão consiga ser bem atendido e trate da saúde adequadamente, sem faltar às consultas. “Estamos avaliando agora a possibilidade de ampliar mais o serviço”, finaliza.
Fonte: SMS
A partir desta quinta (14), 379 mil famílias sergipanas podem sacar o benefício
Veículo foi levado por bandidos no Centro, mas localizado horas depois no Complexo da Maré
Ela entrou para o Guinness Book pela apresentação de Simone de Beauvoir
Energético possui benefícios como praticidade, economia e segurança
Profissionais trabalham para reabastecer estoques de sangues necessários