Retrospectiva 2011: Esportes em boa performance
Sergipanos conquistaram muitos títulos e medalhas em várias competições Cotidiano 27/12/2011 11h34
Por Márcio Rocha
O ano foi recheado de eventos esportivos e ações que projetaram Sergipe para a vanguarda do esporte nacional. Os atletas sergipanos conquistaram vários títulos nacionais e internacionais, além de haver uma grande quantidade de eventos realizados no estado, trazendo personalidades do esporte do Brasil e mundo para a terra do cacique Serigy.
Em Janeiro, o Verão Sergipe marcou o início dos eventos esportivos no estado com competições de várias modalidades, envolvendo atletas de todos os municípios sergipanos e de fora do estado nas arenas esportivas montadas nas praias de Atalaia e Caueira. O principal esporte foi o Vôlei de praia, que levou quase 500 atletas para as areias, em busca do triunfo. Também houve a entrega do estádio Presidente Médici, em Itabaiana, reformado, com um investimento superior a R$ 2 milhões na sua reestruturação. No final de janeiro, a seleção brasileira de Ginástica Rítmica chegou para iniciar os treinamentos para os jogos Panamericanos de Guadalajara, México.
Fevereiro contou logo no seu início com a gincana de Pesca Esportiva, que juntou mais de 200 pescadores em uma competição muito movimentada. Houve o festival de Tênis em Sergipe, com a presença do tenista internacional Fernando Meligeni, que ajudou na promoção do evento. Em março, o mês começou com um grande apoio dado pelo Governo do Estado aos atletas portadores de necessidades especiais, ao realizar parceria com a Federação Sergipana de Esportes Adaptados. Em comemoração ao aniversário da cidade, foi realizada a corrida ciclística “Cidade de Aracaju”, reunindo mais de 200 atletas para a competição. Também foi entregue a nova configuração do motódromo Jurinha Lobão na Orla de Atalaia. A pista de 1300 metros estava pronta para sediar o Campeonato Brasileiro de Motocross.
Maio foi um mês de grandes êxitos para os atletas sergipanos. Logo em seu início, os mesatenistas sergipanos conquistaram várias medalhas na Copa Brasil de Tênis de Mesa, competição realizada em Aracaju. O Ciclismo sergipano voltou a figurar no cenário nacional com as medalhas de ouro conquistadas por Nilton Soares, Wesley Souza e André Dória, de um total de 12 medalhas estampando o peito dos sergipanos, na Copa Nordeste de Ciclismo, em Natal, Rio Grande do Norte. Também foi realizado o Campeonato Leó Filho de Boxe, onde novos talentos sergipanos, como Carlos Rafael, foram revelados. O Colégio Educar, de Frei Paulo, conseguiu o vice-campeonato da Taça Brasil de Futebol de Salão e se classificou para a divisão especial de 2012. Sergipe também trouxe o terceiro lugar da Copa Cidade de Salvador de Taekwondo, com a delegação liderada por Eduardo Gonçalves trazendo 31 medalhas. Também foi entregue ao povo estanciano o estádio Augusto Franco, completamente reconstruído pelo Governo.
Em junho, o BMX sergipano saiu destacado da Copa Nordeste de BMX, com sua primeira etapa realizada em Aracaju e com muitas vitórias sergipanas em várias categorias. O desempenho dos ciclistas seguiu bom até as finais da competição. O Campeonato Brasileiro Juvenil de Ginástica Rítmica contou com a participação de mais de 300 ginastas de todo o Brasil e revelou novos talentos, inclusive para a seleção brasileira.
Em julho, foi realizado o terceiro campeonato brasileiro de Boxe consecutivo em Sergipe. O evento trouxe grandes nomes do esporte nacional e o atleta sergipano Carlos Rafael mais uma vez se destacou entre os melhores, o que valeu para o jovem boxeador um convite para integrar a seleção brasileira da modalidade. Foi inaugurado na cidade de Carmópolis, um centro de treinamento em Ginástica para 600 atletas, em uma parceria da Confederação Brasileira de Ginástica com a Prefeitura de Carmópolis e o Governo de Sergipe. No final de Julho, a delegação sergipana voltou com o terceiro lugar nacional no Campeonato Brasileiro de Karatê Infantil, com 14 medalhas.
Agosto contou com a presença de quase 500 atletas de alto nível nacional, para participarem do Campeonato Brasileiro de Judô sub-15. O evento marcou a volta do estado para o recebimento de competições nacionais da modalidade. A Copa Brasil de Taekwondo, realizada em Fortaleza (CE), sagrou o esporte sergipano como um dos melhores do país. O Taekwondo de Sergipe voltou com a terceira posição nas categorias adulto e master. Aconteceu em Goiânia (GO) o II World Tung Moo de artes marciais. O karateca sergipano Yoakan Jocélis saiu como campeão mundial - o maior resultado conquistado por um atleta sergipano em todos os tempos.
Em setembro, o grande destaque se deu pela realização do Campeonato Brasileiro de Motocross em Aracaju. A competição reuniu os melhores nomes do esporte no país e mundo, a exemplo do vencedor da etapa, o piloto inglês Adam Chatfield. O evento arrecadou mais de 20 toneladas de alimentos que foram distribuídas entre várias instituições e crianças assistidas pelo projeto Vida Alegre, da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer de Sergipe.
Outubro contou com a participação dos atletas sergipanos no campeonato Sulamericano de Karate. Os 28 atletas que embarcaram trouxeram medalhas para honrar seu estado. O Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia voltou após oito anos com muita força, atraindo mais de 10 mil espectadores para a arena montada na praia de Atalaia. A seleção brasileira de Ginástica Rítmica trouxe mais um grande orgulho, conquistou o tetracampeonato Panamericano. As meninas de ouro foram para o México e voltaram com três medalhas de ouro. Também aconteceu o maior evento de MMA de todos os tempos em Sergipe, o Minotauro Fights, que contou com as presenças dos lutadores de fama mundial Rodrigo Minotauro e Rogério Mintouro Nogueira. Dois sergipanos saíram muito destacados com suas vitórias - Newton Cachorrão Silva e Jackson Naco Gonçalves. Mas fatos tristes também marcaram o ano: as mortes de Fernando França, patrono do River Plate (clube campeão sergipano de 2010 e 2011) e de Maurício Simões, o técnico grande campeão do futebol sergipano.
Novembro teve o Campeonato Nordeste de Iatismo classe Snipe, no qual mais de 50 duplas de velejadores competiram no estuário do rio Vaza-Barris. O evento marcou a volta do estado como sede de campeonatos de iatismo, já lhe credenciando para o campeonato brasileiro, a ser realizado em janeiro de 2012. A nadadora sergipana Sarah Marques conquistou seu bicampeonato brasileiro, no estado de Pernambuco, classificando-se para o campeonato Sulamericano, em dezembro.
Já em dezembro, confirmou-se o esperado: a nadadora Sarah Marques conquistou o campeonato Sulamericano de natação e despontou como uma das grandes promessas olímpicas para 2016 do esporte brasileiro. O atleta Carlos Rafael, do boxe, voltou de treinamento com a seleção brasileira de Boxe, que confirmou sua permanência na equipe que será provada em 2012. E para fechar o ano, aconteceu a seletiva olímpica da Confederação Brasileira de Taekwondo, que elencou 12 atletas para a nova seleção de treinamento olímpico. A nova etapa será realizada em janeiro de 2012. O sergipano Yuri Andrey conquistou o título do Maceió Fighting Championship e manteve seu nome como um dos melhores lutadores do MMA do Brasil. O multicampeão de Full Contact, Falcão, reconquistou o título Sulamericano do esporte, em uma luta duríssima em Aracaju.
O estado tem grandes nomes para competir em vários esportes. O próximo ano tende a ser de conquistas para os atletas sergipanos, claramente em processo de evolução, atestado pelas mais de 400 medalhas ganhas por eles em 2011.
Incidente ocorreu próximo à Prefeitura; motorista do caminhão deixou o local sem aguardar a polícia
Ajustes no relatório buscam desconcentrar o mercado de gás natural e reduzir os preços
Portaria determinou que evento será entre 15 de janeiro e 15 de março
Visa garantir a proteção do patrimônio público durante mais uma edição da festa
O MPSE avaliou que o Estado tem desrespeitado a legislação ambiental; entenda