Rebelião e fuga de sete menores do Cenam
Cotidiano 12/01/2012 13h20Por Márcio Rocha
Um princípio de rebelião dos adolescentes custodiados no Centro de Assistência ao Menor (CENAM) provocou a fuga de sete menores da Unidade Socioeducativa de Internação Provisória (USIP).
Por volta das 9h da manhã de hoje (12), os menores custodiados na ala 2 da unidade se insurgiram contra os agentes socioeducativos que vigiavam o local. Eles serraram um dos portões, bateram nos agentes, conseguiram acesso ao pátio, pularam o muro e chegaram ao telhado.
De acordo com um agente socioeducador que pediu para não ter o nome revelado, o Cenam é "um barril de pólvora". “As alas estão superlotadas. Toda hora entram elementos mais perigosos que são presos, e isso faz com que fiquemos inseguros em nosso trabalho. O apoio da tropa de choque é solicitado com frequência, por causa das rebeliões e revoltas que os internos promovem quase todas as semanas. Trabalhar aqui é perigoso demais.” reclama o agente.
A Polícia Militar foi acionada para efetuar buscas na intenção de localizar os menores. Contudo, o matagal por onde os menores fugiram é muito denso e os adolescentes não foram localizados.
A reportagem do F5 News tentou entrar em contato com as assessorias da Fundação Renascer e da Secretaria de Inclusão Social Assistência e Desenvolvimento Social, responsável pela unidade de custódia de menores infratores. Contudo, não obteve êxito.
Danos materiais foram registrados na estrutura externa, mas não houve feridos; reparos já estão sendo realizados pela equipe de manutenção.
A Defesa Civil informou que a queda da árvore foi provavelmente causada pela incidência de um raio
Equipes já foram reforçadas para auxiliar em várias regiões do estado
Prefeitura intensifica esforços para minimizar os impactos e restaurar a segurança
Certame oferta mais de 150 vagas imediatas e salários iniciais de até R$ 14 mil