Radares da Beira Mar, Tancredo Neves e Etelvino Mendonça estão funcionando
Equipamentos foram desativados em 2019 depois de denúncias de mau funcionamento Cotidiano | Por Aline Aragão 27/08/2020 18h45Os radares localizados nas Avenidas Beira Mar, Tancredo Neves e Etelvino Mendonça, em Aracaju, estão funcionando desde o último dia 19. A informação foi confirmada pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) nesta quinta-feira (27). Os equipamentos de fiscalização foram desativados em outubro no ano passado depois de várias denúncias sobre multas irregulares.
À época, só o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), órgão delegado do Inmetro no Estado, recebeu em menos de um mês 148 denúncias de condutores que teriam sido multados irregularmente. Essas reclamações deflagraram a fiscalização que reprovou os radares e, posteriomente, a Ação do Ministério Público Estadual.
Os quatro dispositivos que apresentaram problemas estão localizados: dois na Avenida Beira Mar (próximo à Embrapa) – sentido Praia e sentido Centro; um na Avenida Etelvino Alves (próximo ao condomínio Alamedas Jardins) - sentido avenida Augusto Franco; e um na Avenida Tancredo Neves (próximo à Maracar) sentido Rodoviária Nova.
De acordo com a SMTT, além desses, todos os radares de Aracaju passaram por aferição a pedido do Ministério Público e estão aptos à fiscalização.
A SMTT alegou que a demora para reativação dos equipamentos ocorreu porque eles só podiam voltar a funcionar com um novo laudo do ITPS aprovando o funcionamento.
Saiba mais
- Inmetro afere radares da Beira Mar e aprova funcionamento dos aparelhos
ITPS divulga resultado de fiscalizações e reprova três radares em Aracaju
Multas emitidas a partir de 27 de setembro não têm validade, diz ITPS
MP quer suspensão de todas as multas dos radares reprovados em Aracaju
SMTT instala radares de velocidade em três avenidas de Aracaju
Relembre
Em setembro de 2019 a SMTT informou que os radares instalados em 2017 passaram por última aferição nos dias 16 e 17 e que tinnham sido aprovados pelo Inmetro. Em menos de um mês, por volta do dia 08 de outubro, o ITPS, depois de receber várias denúncias de irregularidades na cobrança de multas, realizou uma fiscalização nos equipamentos e reprovou os quatro radares.
A reprovação, de acordo com o presidente do ITPS, ocorreu porque a empresa responsável pelos sensores de velocidade não enviou os documentos solicitados no processo de inspeção, deflagrado a partir de denúncias de condutores sobre multas indevidas.
Imediatamente, a SMTT se pronunciou, solicitou nova fiscalização e anunciou a anulação de todas as multas a partir daquela data.
Na sequência, o Ministério Público de Sergipe (MP-SE) recomendou que a autarquia suspendesse todas as multas emitidas, desde janeiro de 2019, pelos quatro radares reprovados pelo Inmetro em Aracaju. E desde então os equipamentos estavam desativados.