Projeto social leva brinquedos a crianças carentes de Aracaju (SE)
Veja como contribuir com a iniciativa idealizada pelo educador físico Ewerton Cotidiano | Por F5 News 28/09/2024 15h00Atuando há 19 anos, o projeto sem fins lucrativos “Mudando uma história” leva brinquedos a crianças carentes da Zona Norte de Aracaju (SE). O Portal F5 News conversou com o idealizador da iniciativa, o educador físico Ewerton Pereira Fonseca Filho, que conta como surgiu a proposta e as formas de contribuir para sua execução.
Popularmente conhecido como “Louro”, e morador do conjunto Bugio há 40 anos, Ewerton viu a necessidade de fazer algo de valor, que proporcionasse alegria ao próximo. “Pensei nas crianças mais carentes. Então nasceu o projeto Mudando uma história”, relatou, acrescentando que a iniciativa deu seus primeiros passos com apenas 18 brinquedos.
O planejamento do programa para este ano se iniciou no mês de julho, com publicações nas redes sociais que convidam a população a contribuir. O projeto, que iniciou suas ações no Conjunto Bugio em 2005, atualmente presenteia crianças de bairros como Dom Luciano, Jardim centenário, Veneza, São Carlos, Soledade, Lamarão, Japãozinho e Santos Dumont.
De acordo com Ewerton, em 2023 foram arrecadados 2380 brinquedos, mas todo ano a demanda aumenta, o que torna ainda mais necessária a cooperação da sociedade
“Cada ano é um grande desafio, pois o número de crianças contempladas aumenta, sendo necessário buscar um maior número de colaboradores e parcerias para atender a demanda”, disse ao F5News.
Com quase duas décadas de atividades no Dia das Crianças, Louro relata uma história que marcou sua vida. “Lembro-me do início do projeto. Uma criança, menina de aproximadamente 5 anos de idade, cadeirante. Desci do carro e entreguei o seu presente, não sabia que teríamos uma forte ligação. Todos os anos, ela com a sua família na mesma esquina do Bairro Dom Luciano, antigo Pau Ferro, nos esperava com suas alegrias", disse ao portal.
"Em 2022, recebemos a notícia da sua partida aos braços do Pai Eterno, a nossa menina Júlia. Fizemos uma homenagem na página principal do projeto. No ano seguinte, 2023, para nossa surpresa, lá estava sua mãe, a senhora Katiane, na mesma esquina com sua família esperando o projeto passar. A mesma me abraçou e fomos às lágrimas. Emocionado, entreguei o seu presente”, prosseguiu.
Ewerton reforça que a colaboração para a iniciativa, através da doação de dois brinquedos, muda a realidade de centenas de crianças carentes, as quais vivem em meio à falta de perspectivas e oportunidades:
“O Projeto Mudando uma história contribui para trazer esses momentos inesquecíveis de alegrias, tanto para quem contribui, como para quem recebe. Hoje, o projeto é uma realidade na Zona Norte de Aracaju," diz Ewerton.
Quem quiser contribuir, pode fazê-lo diretamente pelo PIX: 80252370520 - Ewerton Pereira Fonseca Filho - Caixa Econômica Federal, ou ainda entrando em contato pelo telefone: (79) 99870-5001.