Vídeo: Projeto Baleia Jubarte registra 42 baleias entre Aracaju e Maceió
Aumento populacional da espécie tem levado à expansão de áreas de reprodução na costa brasileira Cotidiano 06/09/2024 11h35 - Atualizado em 06/09/2024 11h49O Projeto Baleia Jubarte, que visa estudar e proteger a espécie em águas brasileiras, está realizando a Expedição Nordeste com o objetivo de monitorar as atividades das jubartes. Recentemente, os pesquisadores passaram pelas águas sergipanas rumo à Maceió, capital de Alagoas. No percurso entre os estados foram avistadas 42 baleias.
Durante as atividades realizadas no litoral de Sergipe e Alagoas, foram feitos cinco cruzeiros de pesquisa, percorrendo mais de 200 milhas náuticas e totalizando 35 horas de amostragem. Das 42 baleias avistadas, cinco eram filhotes. Além disso, cinco jubartes foram foto-identificadas, o que contribui para o monitoramento e estudo das rotas migratórias e comportamentos desses animais.
A expedição tem como destino final o litoral do Rio Grande do Norte. A intenção é monitorar as atividades das jubartes nessas áreas, compreender sua distribuição social e identificar possíveis locais para o desenvolvimento do turismo de observação de baleias, com foco na sustentabilidade e na conservação da espécie. A expedição também busca captar imagens para promover a sensibilização sobre a importância da proteção desses animais.
O crescimento da população de baleias-jubarte tem permitido que esses gigantes marinhos voltem a ocupar áreas de reprodução na costa brasileira, onde habitavam antes de quase serem dizimadas pela caça predatória. Atualmente, com a recuperação da espécie, as jubartes têm retomado sua presença em regiões que haviam deixado de frequentar, demonstrando uma recuperação significativa após décadas de esforços de conservação.
Para acompanhar a expedição e o trabalho dos pesquisadores é possível ver fotos e vídeos no Instagram oficial do projeto (@projetobaleiajubarte) ou pelo site da entidade.
Com informações do Projeto Baleia Jubarte.