Professores decidirão continuidade de greve
Cotidiano 02/05/2012 07h07Por Márcio Rocha
Os professores do ensino público estadual se reunirão na manhã desta quarta-feira (02), em assembleia da categoria, para decidir se darão continuidade à greve que deflagraram no último dia 16 de abril. A categoria discutirá o resultado da reunião que houve entre o governador do Estado, Marcelo Déda, e os dirigentes do Sindicatos dos Professores do Estado de Sergipe (Sintese), acontecida na última segunda-feira (30).
Marcelo Déda apresentou aos professores as condições financeiras em que o Estado se encontra, e as dificuldades que está atravessando para pagar o reajuste dos servidores públicos, que será linear. Para conseguir viabilizar o aumento dos servidores, o governo está aplicando cortes de gastos e realinhando despesas de custeio, com a finalidade de garantir o reajuste.
“Neste momento, nós estamos tendo dificuldade para encontrar até os 5% para recompor a inflação para o conjunto dos servidores. Nós mostramos que o governo fez um grande esforço o ano passado, e está pagando até o próximo mês de agosto a diferença do piso nacional da categoria, pois não tivemos recursos para pagar no próprio exercício”, justificou o governador.
A presidente do Sintese, Ângela Melo, afirmou ao F5 News que não foi feita proposta para a categoria por parte do governo, que os professores decidirão o rumo da greve e destacou que querem o reajuste de 22.22% no seu piso nacional.
"Não concordamos com o governador, pois negociamos o piso e conquistamos nosso direito. Agora queremos que seja dado o reajuste estabelecido pela lei nacional. Entretanto, o governo não tem proposta para apresentar aos professores, o que nos deixa insatisfeitos", disse Ângela Melo.
Segundo Ângela, o Sintese deseja o melhor para os professores e reconhece que, desde 2010, com a instituição do piso nacional, houve um ganho real de 40% nos salários dos professores, que estão sendo valorizados, e que deseja a continuidade da valorização dos professores.
A assembleia da categoria acontecerá às 09 horas no Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, localizado na rua Itabaianinha, Centro de Aracaju.
Dano podem ser maiores se produto for clandestino, alerta especialista
Ora-pro-nóbis é conhecida por ser uma planta proteica e rica em vários nutrientes. Veja quanta proteína há em 100 gramas da planta
Problemas como chuvas fortes, furtos e vandalismo afetam o fornecimento de água
Dois micro-ônibus, uma ambulância e outros veículos foram consumidos pelas chamas
Acidente ocorreu na madrugada deste sábado (18) e deixou uma vítima fatal