PRF resgata 27 aves silvestres em condições irregulares em São Cristovão
Transporte indevido em gaiolas pequenas causou ferimentos nos animais Cotidiano 09/10/2024 10h19Policiais Rodoviários Federais resgataram 27 aves silvestres em condições inadequadas, durante uma fiscalização de rotina na tarde dessa terça-feira (8). O fato aconteceu no km 104 da BR-101, em São Cristóvão, Sergipe.
Uma equipe da PRF em plantão abordou um caminhão M.benz/Atron 2324, com placas do Pernambuco. Durante a fiscalização, os policiais encontraram cinco gaiolas contendo 26 pássaros da espécie “Baiano” e um pássaro da espécie “Cardeal”.
As aves estavam sendo transportadas em condições precárias, com pouco espaço para se movimentarem, o que causou ferimentos aos animais. Ao ser questionado sobre a documentação ambiental necessária para o transporte das aves, o condutor não apresentou nenhuma autorização.
Diante da irregularidade, o motorista, de 51 anos, assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e deverá comparecer em Juízo quando intimado. As aves foram recolhidas e encaminhadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) para receberem os cuidados veterinários necessários.
Documentação
De acordo com a Instrução Normativa IBAMA nº 10/2011, o manejo de passeriformes da fauna silvestre brasileira é regulamentado e exige autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
A PRF reforça a importância da preservação da fauna silvestre e alerta para a necessidade de portar a documentação exigida para o transporte de animais.
Fonte: PRF