Prefeitura de Aracaju minimiza transtornos no Costa do Sol
Cotidiano 19/10/2011 16h46O intenso volume de chuvas que caíram na capital nas últimas horas provocou a formação momentânea de pontos de alagamento no residencial Costa do Sol, no bairro Atalaia, zona sul da capital. Logo no início da manhã desta quarta-feira (19) equipes da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) da Prefeitura de Aracaju iniciaram serviços emergenciais de manutenção na rede de drenagem. Segundo a PMA, ainda pela manhã, as águas acumuladas no residencial foram escoadas e os pontos de alagamento solucionados.
O elevado índice pluviométrico, que em três horas chegou à marca de 76 mm, maior que a média esperada para todo o mês de outubro, 61 mm, aliado ao aumento do nível de marés, cerca de 1,6 metros de altura, gerou um quadro climático atípico para o mês de outubro.
"A chuva desta noite foi incomum. Choveu um volume superior a média esperada para todo o mês. E como as águas da rede de drenagem deságuam no mar, onde tivemos também um elevado índice de maré, houve um refluxo que dificultou o escoamento. Mas hoje pela manhã todo o volume já foi drenado e o residencial está seco novamente", explica o engenheiro Osvaldo Nascimento, presidente da Emurb.
Investimentos
No local já foram investidos no ano passado R$ 989 mil na implantação de um sistema de drenagem pluvial provisório, elaborado para minimizar os transtornos provocados pelas chuvas no residencial. As obras compreenderam a criação de canal de 500 metros de comprimento, além da dragagem do canal natural e implantação de tubos para dar maior vazão às águas pluviais. A solução definitiva está sendo tomada com a construção dos canais Beira Mar, já em execução, e Costa do Sol.
Novos investimentos
Como a primeira etapa dessas medidas, a Prefeitura de Aracaju está construindo o canal Beira Mar, localizado no encontro das avenidas Heráclito Rollemberg e Beira Mar, na zona Sul da capital. Com investimentos de quase R$ 4,2 milhões, o projeto visa, em conjunto com outros dois canais a serem construídos, acabar com os problemas de alagamentos naquela região. Os serviços, que já estão com 25% das etapas concluídas, deverão ser finalizados em fevereiro do próximo ano.
Compromisso
O presidente da Emurb ainda reconhece a procedência da reclamação dos moradores e garante que a Prefeitura de Aracaju está empenhada em solucionar os problemas de alagamento no conjunto.
"O prefeito Edvaldo Nogueira está bastante empenhado para solucionar o problema. Inicialmente fizemos uma obra paliativa e este ano iniciamos a primeira etapa da solução definitiva com a construção do canal Beira Mar. Este ano ainda estaremos iniciando a licitação das demais obras. Futuramente temos o projeto de construir um canal na avenida Júlio Leite, que vai se unir ao Beira Mar. Estamos trabalhando e as medidas já estão sendo realizadas", destaca o engenheiro.
Criminoso praticava delitos, enquanto cumpria pena em presídio semiaberto
Beber e dirigir foi a causa principal de 3.507 sinistros de trânsito de janeiro a novembro. PRF reforça fiscalização para o Ano Novo
Capital sergipana deve ter dia com sol entre nuvens, sem chuva
Processo seletivo será constituído de uma única etapa; entenda como funciona