Poucos eleitores no reinício do recadastramento biométrico
TRE/SE espera quase 50 mil eleitores em um dos seus postos Cotidiano 10/01/2012 14h24Por Fernanda Araujo
Com o reinício do recadastramento biométrico, na última segunda-feira (9), o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) espera que os quase 50 mil eleitores sergipanos que perderam o prazo inicial compareçam a um dos postos e, finalmente, se recadastrem. Esta é a terceira etapa em Aracaju (iniciada no dia 24 de maio de 2011) e no interior (desde o dia 13 de junho). Já são 1.148.077 (um milhão, cento e quarenta e oito mil e setenta e sete) eleitores sergipanos recadastrados nos 92 postos instalados no estado.
Em Aracaju, entretanto, os postos de atendimento da capital estão praticamente vazios, tanto no Cartório Eleitoral da Rua Itabaiana, quanto no Ceac da Rua do Turista, na manhã desta terça-feira (10). Poucas pessoas compareceram para fazer o recadastramento, que vai até o dia 9 de maio. Na capital faltam ser revisados 49.973, ou seja, 14,13% dos eleitores.
Segundo informações da assessoria de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) este é o último prazo para que os eleitores regularizem a situação. Desta vez, o eleitor terá o título cancelado caso não compareça nos postos de atendimento.
“Não terá outra chance, porque temos que fechar o recadastramento para as eleições. Quem não realizar o cadastro terá o título cancelado”, avisou o assessor Marcos Delmares.
Para não deixar para a última hora mais uma vez, a autônoma Vanúsia Conceição Santos fez seu recadastramento hoje. “Eu tinha vindo na segunda vez só que tinha muita gente, aí quando eu fui fazer ficou fora do sistema por uma hora, então eu desisti. Decidi que quando começasse eu iria fazer logo porque senão lota de novo. Adiantei logo para não fazer igual como a outra vez”.
Para novamente não ser pego de surpresa com as longas filas de espera, Vanúsia aconselha aos atrasados que façam logo o seu cadastro. “Tem que vim antes senão sofre. Da outra vez eu cheguei muito cedo, mas tinha muita gente. E agora que pode ter o título cancelado é melhor vir logo e não deixar para última hora, para mais uma vez não pegar fila”, disse.
Para fazer o recadastramento, os eleitores devem comparecer nos postos de atendimento do seu domicílio eleitoral. Na capital o atendimento é disponibilizado no Ceac do Shopping Riomar, da Rodoviária Nova, da Rua do Turista e no Cartório Eleitoral da rua Itabaiana.
Documentos necessários
- Documento público que comprove identidade com foto (carteira de identidade, de trabalho, motorista, profissional);
- Título eleitoral original, se houver;
- Comprovante de domicílio eleitoral, por meio de documentação atualizada (original) que comprove sua residência.
Fato aconteceu na manhã desta sexta-feira (8), no Bairro Jardins
Capital sergipana deve ter dia com céu nublado, mas sem possibilidade de chuva
Medidas preventivas à doença não se limitam ao Outubro Rosa, mas a todos os meses
Incidente ocorreu próximo à Prefeitura; motorista do caminhão deixou o local sem aguardar a polícia
Ajustes no relatório buscam desconcentrar o mercado de gás natural e reduzir os preços