Polícia de Choque reforça treinamento para atuar no Pré-Caju
Cotidiano 11/01/2012 16h23Por Fernanda Araujo
Com o objetivo de garantir a segurança dos foliões do Pré-Caju 2012 e reforçar a capacitação dos policiais militares, o Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) da Polícia Militar de Sergipe treina técnicas de defesa pessoal incluindo técnicas das lutas marciais, como Judô, Aikidô e Taekwondo.
Sob orientação do tenente Arthur e do auxiliar soldado Élvio, o treinamento acontece todos os dias das 7h30 às 9h, na sede do Batalhão de Choque da PM, localizado no Bairro Ponto Novo. Segundo Élvio, as técnicas têm a importância de que o nível de violência policial seja diminuído e para “que os policiais, através de conhecimento e aprendizado dessa técnica de defesa pessoal eficiente e moderna, entendam que a arma de fogo e o bastão policial são últimos recursos dos policiais em serviço”.
De acordo com o soldado Élvio, as técnicas são adaptadas para a atividade policial e são utilizadas pela polícia de Nova York, Londres e Japão, a exemplo da técnica de algemação que é utilizada na SWAT, uma unidade de polícia dos Estados Unidos. Para Élvio o policial deve utilizar as técnicas com discernimento.
“Cada ocorrência demonstra uma situação. Tem situações que devem ser usada as técnicas de defesa pessoal ou imobilização. Uma algemação policial que é o tema da aula de hoje é mais indicado fazer uso do bastão. Então, pelo poder de discernimento do policial vai ser utilizada determinada técnica. O policial conduz o cidadão sem nenhuma agressão”, explica.
A intenção desta ação é que os policiais tenham além do conhecimento técnico adquirido, uma alto-confiança ampliada. O treinamento acontece sempre em datas que antecedem grandes eventos, como o Pré-Caju, Carnaval e Forró-Caju, além de eventos de grande porte no interior do estado. “Estamos muito mais preparados não só nesse período. O treinamento deles é diário. O major Rolemberg fala o seguinte: o treinamento quando é árduo, o serviço é tranquilo”.
“Até o Pré-Caju a gente vai fazer esse trabalho e antes do Carnaval também, depois vamos dar um tempinho. É bom dizer que nós temos um centro de luta. O Batalhão de Choque da Polícia Militar de Sergipe é a única unidade da PM que tem o centro de lutas voltado unicamente para a luta com os policiais não só do Batalhão, mas da PM”, destaca.
Juntamente com a SSP, a Polícia Civil e militar o treinamento acontece há oito anos. Já de modo intenso no Batalhão de Choque acontece há um ano. “Já colhemos vários frutos, o nível de agressividade dos policiais diminuiu, o nível de excesso no trabalho também em torno de 50% graças a essa parte de defesa pessoal que a gente está desenvolvendo”, resumi.
Dois investigados foram presos após operação nesta sexta (8). Crime aconteceu no dia 17 de outubro
Ação policial ocorreu nessa quinta-feira (7) e apreendeu 4,5kg de entorpecentes
Especialista recomenda cuidados com alimentos e hidratação durante a festa
Fato aconteceu na manhã desta sexta-feira (8), no Bairro Jardins
Capital sergipana deve ter dia com céu nublado, mas sem possibilidade de chuva