Polícia Civil divulga balanço das atividades cartorárias das delegacias
Cotidiano 29/11/2011 10h19A Superintendência da Polícia Civil divulgou os dados cartorários das unidades policiais civis dos meses de janeiro a outubro de 2011. A divulgação atende ao caráter público das informações institucionais e visando o aprimoramento e aperfeiçoamento dos serviços prestados.
“Muito embora o critério utilizado para aferir os serviços prestados pela Polícia Civil seja, preponderantemente, o número de inquéritos policiais remetidos ao Judiciário, é indelével a inafastabilidade de outros critérios tão importantes quanto o quantitativo de inquéritos enviados, a exemplo dos mandados de busca e apreensão cumpridos, do atendimento ao público, da mediação de conflitos e da lavratura de termos circunstanciados", explicou a superintendente da Polícia Civil, Katarina Feitoza.
Para a superintendente, outros elementos, a exemplo do número de servidores, da estrutura da unidade e da especificidade do serviço prestado possuem o condão de influir na majoração ou diminuição dos índices cartorários, o que antes relativiza o critério utilizado do que o desqualifica. ”O fato é que dentre os critérios mensuráveis, o mais visível e aferível é o quantitativo de inquéritos policiais remetidos ao Poder Judiciário, sendo que, se essa forma não é a mais precisa para, individualmente, traçar um diagnóstico exato dos órgãos policiais civis no quesito produtividade, decerto que possibilita uma razoável análise da evolução de um dos serviços mais importantes para a atividade policial civil: a finalização e consequente remessa dos resultados provenientes da investigação", acrescentou Katarina Feitoza.
Em julho de 2011, a delegacia metropolitana que mais se destacou no total de inquéritos concluídos e remetidos ao Poder Judiciário foi a 8ª DM, localizada no bairro Capucho. Foram 21 inquéritos, considerando, inclusive, o número de boletins de ocorrência registrados no mês.
No mês de agosto o destaque foi a 1ª DM, no conjunto Leite Neto, com a conclusão de 45 inquéritos, como também com o cumprimento de 13 mandados de prisões judiciais.
Já no mês de setembro, a 6ª DM chegou ao topo da lista de inquéritos remetidos, com a conclusão 51 procedimentos, havendo menos de 180 boletins de ocorrência lavrados na unidade.
Fechando o período, em outubro de 2011, a 1ª DM voltou a ser a unidade metropolitana que mais concluiu inquéritos, vez que remeteu 21 procedimentos ao Poder Judiciário, seguida de perto pela 2ª DM, bairro Getúlio Vargas, com 20 procedimentos.
Interior
Ao analisar os números obtidos pelas unidades policiais do Interior, constata-se que em julho, as delegacias de Itabaiana, Itabaiana-Mulher e Maruim remeteram ao Poder Judiciário de 22, 18 e 15 inquéritos respectivamente, com destaque para a última em razão do número de boletins de ocorrência registrados no mês. Já a delegacia de Riachuelo foi a responsável pelo maior número de mandados de prisão cumpridos (8).
No mês de agosto, a delegacia de Lagarto assumiu a liderança no quesito inquéritos concluídos, com 38 feitos remetidos ao Poder Judiciário, seguida pela delegacia de Frei Paulo, que se destacou com 33, contando apenas com 12 boletins de ocorrência registrados no mês. No mesmo mês, a delegacia de Propriá efetivou o cumprimento de 11 mandados de prisão, seguida das delegacias de Lagarto e Estância, com 09 cada.
Em setembro e outubro, a delegacia de Lagarto novamente alcançou o topo da lista de inquéritos concluídos, num total de 27 e 26 respectivamente. Foi seguida pela delegacia de Itabaiana, com 22 inquéritos concluídos em setembro, e por Ribeirópolis, com 19 concluídos em outubro, sendo destaque, em razão do número de boletins de ocorrência registrados.
Outro destaque no mês de outubro: o cumprimento de 08 mandados de prisão pela delegacia de Laranjeiras, igualando-se no topo com a delegacia de Itabaiana.
Unidades especializadas
Em análise do desempenho cartorário das unidades Especializadas e dos Departamentos, vê-se que o Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV), com o quantitativo de 89 e 133 inquéritos concluídos em julho e agosto respectivamente, manteve-se em destaque. Deste quantitativo, a Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM) foi responsável pela remessa de 67 e 102 inquéritos respectivamente.
O Departamento de Narcóticos (Denarc) foi a unidade que mais cumpriu mandados de prisão no mês de julho, com 21 adultos presos. Já a Delegacia Especializada em Delitos de Trânsito (DEDT) se destacou com a conclusão 47 inquéritos policiais.
Em setembro, dentre os departamentos e unidades especializadas, o Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) foi o responsável pelo maior número de inquéritos concluídos, 29 no total.
Em outubro, houve destaque para a Delegacia de Proteção a Criança e Adolescente (DEPCA), com a conclusão de 53 autos de investigação de ato infracional e a apreensão de 28 adolescentes.
“Reitera-se, pois, o caráter informativo e satisfativo da publicização dos dados cartorários das Unidades Policiais Civis, cujo primordial objetivo é trazer à tona as estatísticas e motivar gestores, servidores e população civil à adesão ao pacto pela busca do aperfeiçoamento e aprimoramento da nossa Segurança Pública", finalizou a superintendente.
Em nota, hospital confirmou aborto espontâneo da apresentadora Sabrina Sato
Para obter o serviço, o cadastro deve ser feito na plataforma Aju Inteligente
Baixa procura e a adaptação para o período do Pré-Caju estão entre os motivos
Os interessados precisam se cadastrar ou atualizar o currículo, na sede da Fundat
Avanço é fruto de um trabalho intenso de conscientização realizado pela companhia