Polícia apresenta acusados da chacina em Itabaiana
Cotidiano 08/09/2011 11h49Por Jaime Neto
Caso próximo de ser desvendado. A chacina ocorrida no último dia 17 de agosto, onde quatro jovens foram brutalmente assassinados num conjunto habitacional, localizado na cidade de Itabaiana, está perto de ser elucidada. A afirmação é da equipe da Polícia Civil sergipana, que apresentou na manhã desta quinta-feira, 08, dois acusados para o crime.
A apresentação dos suspeitos aconteceu no Complexo de Operações Policiais Especiais (Cope), reunindo imprensa e policiais. Os indícios criminais apontam Márcio da Silva, 26 anos, conhecido como ‘Márcio Tubaína’ e o adolescente de 16 anos conhecido como ‘Ninho’ como os autores da carnificina.
O caso chocou a sociedade sergipana pela brutalidade com que as vítimas foram assassinadas. Mateus dos Santos Siqueira, de 20 anos, Ana Paula dos Santos Moura, 14, Jéssica Prates dos Santos, 16, e Yuri Santos, 18, foram encontrados em meio a uma grande poça de sangue. Segundo a coordenadora da Delegacia Regional de Itabaiana, Juliana Alcoforado, as denúncias recebidas pela polícia apontam realmente os detidos como os únicos responsáveis.
“Recebemos informações anônimas que nos levaram até os dois. O ‘Tubaína’ mudou de casa três vezes desde que o crime aconteceu, mas continuou em Itabaiana. Já o adolescente fugiu para Areia Branca e depois voltou para Itabaiana, ficando escondido na casa de uma tia. Eles firmaram parceria criminosa porque ‘Tubaína’ já era bastante conhecido na região e ‘Ninho’ precisava de alguém forte para vingar a morte de seu irmão (acontecida meses atrás), daí a união. A priori, esse crime dos quatro adolescentes não tem relação nenhuma com a morte do irmão do ‘Ninho’, porém trabalhamos com a hipótese do adolescente ser o ajudante.”, explicou.
Alcoforado frisou ainda que ‘Tubaína’ possivelmente teria um caso amoroso com a jovem Jéssica Prates dos Santos. Porém a motivação para o crime ainda está sendo investigada. Segundo a delegada, Márcio é ex-presidiário e estava em liberdade há 70 dias.
“Ele é parceiro de ‘Adrianinho’, um criminoso que matava as pessoas e jogava futebol com a cabeça das vítimas. ‘Tubaína’ é bem conhecido na região por seu comportamento transgressor e isso nos ajudou a chegar até seu nome como um dos autores dessa chacina.”, pontuou ela informando ainda que o preso já possui a acusação de participar de mais 11 crimes.
De acordo com a delegada Viviane Torres Jardim, que também atua na Delegacia de Itabaiana, os depoimentos dos detidos ainda são contraditórios, porém o caso está muito perto de ser finalizado. “Eles negam inclusive que se conheçam, porém o empenho da equipe que participou desta operação foi muito importante. Eles deixaram vários indícios na cena do crime. Desde o dia do ocorrido já tínhamos os nomes dos suspeitos, porém estávamos recolhendo o máximo de informações para chegarmos aos dois de forma embasada.”, contou.
Márcio da Silva está detido no Cope e o adolescente ‘Ninho’ foi encaminhado ao Centro de Atendimento ao Menor (Cenam). Participaram ainda desta ação, as delegadas Katarina Feitoza, da Coordenação de Delegacias do Interior, e também Viviane Pessoa que coordena a parte operacional que deu suporte à Delegacia de Itabaiana para a resolução dos fatos.
Foto: SSP
Um dos trabalhadores ficou em estado grave e foi levado ao HUSE
Celebrações acontecem de 1º a 10 de novembro com o tema “Maria, mulher de oração”
Sete itinerários levarão estudantes a locais de prova, incluindo a UFS e a UNIT
Mais de seis mil estudantes da rede estadual se reúnem no evento pré-enem
Celebrações ocorrem em sete cemitérios da capital, com participação do dom Josafá Menezes