Planos de saúde ainda não se adequaram à nova regra da ANS
Cotidiano 05/01/2012 11h29Da Redação F5News
Entraram em vigor no último dia 19 de Dezembro as novas regras que estabelecem prazo máximo de dias para que usuários de planos de saúde sejam atendidos em determinadas consultas e procedimentos. Em Aracaju, alguns planos de saúde não estão cumprindo a determinação.
Pela nova regra, as especialidades na área de pediatria, cirurgia geral, ginecologia, obstetrícia e clínica médica o prazo máximo para a marcação do é de 7 dias úteis. Nossa reportagem tentou marcar uma consulta pediatria em uma clínica particular da capital, mas só havia vaga para 10 dias úteis. Questionada sobre o prazo estabelecido pela ANS, a recepcionista explicou que por conta do período de férias, “alguns médicos estão de licença”.
Já nas demais especialidades, o prazo será até 14 dias. Tentamos marcar uma consulta com o gastroentereologista, especialista que se enquadra nesse período, mas só conseguimos vaga para o mês de Fevereiro. Para consultas e sessões com fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, terapeutas educacionais e fisioterapeutas, a espera pode ser até dez dias.
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou ainda, que as operadoras de planos de saúde devem oferecer pelo menos um serviço ou profissional em cada área contratada.
“Nos casos de ausência de rede assistencial, a operadora terá que garantir o atendimento em um prestador não credenciado no mesmo município ou o transporte do beneficiário até um prestador mais próximo, assim como o retorno do paciente para a cidade de origem”.
Com informações da Agência Brasil.
Medidas preventivas à doença não se limitam ao Outubro Rosa, mas a todos os meses
Incidente ocorreu próximo à Prefeitura; motorista do caminhão deixou o local sem aguardar a polícia
Ajustes no relatório buscam desconcentrar o mercado de gás natural e reduzir os preços
Portaria determinou que evento será entre 15 de janeiro e 15 de março
Visa garantir a proteção do patrimônio público durante mais uma edição da festa