PF desmonta maior quadrilha de falsificação de cédulas do NE
Principal distribuidor foi preso em Propriá Cotidiano 13/09/2011 20h11Por Sílvio Oliveira
Uma ação conjunta entre as polícias federais de Sergipe e da Paraíba desmontou, nesta terça-feira (13), uma quadrilha que falsificava dinheiro e o distribuía nos estados de Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba. Nesta operação foram cumpridos oito mandados judiciais expedidos pela 2ª Vara Federal da Paraíba, sendo quatro mandados de prisão preventiva, três de busca e apreensão e um mandado de cumprimento de medida cautelar penal (proibição de frequentar presídio).
Roserval Pedreira Nunes, 47, natural da Bahia, e José Luiz Ferreira,48, natural de Alagoas, foram presos pela Polícia Federal de Sergipe e continuam à disposição dos militares da Paraíba na Delegacia Plantonista de Aracaju. O primeiro foi detido em Propriá (SE) e é considerado o distribuidor número um da quadrilha. José Luiz foi preso em Arapiraca (AL) e recai sobre ele a suposição de que seja o falsificador das notas.
De acordo com a delegada Luciana Paiva, da 2ª Vara Federal da Paraíba, uma denúncia possibilitou a chegada até o distribuidor Roserval Pedreira e, através dele, aos demais integrantes do grupo.
Desde setembro do ano passado que a quadrilha vem sendo investigada. Os policiais descobriram que o dinheiro falso era produzido na cidade de Arapiraca (AL), localizada a 123 km de Maceió.
As investigações identificaram que um ex-sargento da Polícia Militar da Paraíba, que cumpre pena no presídio de Jacarapé (PB), atuava como ponte entre a quadrilha e os que repassavam o dinheiro falso.
As responsáveis pela distribuição também seriam as namoradas dos acusados. Uma delas também foi presa hoje em flagrante delito em João Pessoa (PB) por porte ilegal de arma e documento falso.
Nas investigações, foi descoberto ainda que os integrantes da quadrilha tinham antecedentes criminais por envolvimento em assaltos e explosões de caixas eletrônicos de agências bancárias.
O principal responsável pelo esquema de falsificação já havia sido indiciado em Araraquara (SP), por vários crimes - falsificação de moeda e formação de quadrilha.
Um dos trabalhadores ficou em estado grave e foi levado ao HUSE
Celebrações acontecem de 1º a 10 de novembro com o tema “Maria, mulher de oração”
Sete itinerários levarão estudantes a locais de prova, incluindo a UFS e a UNIT
Mais de seis mil estudantes da rede estadual se reúnem no evento pré-enem
Celebrações ocorrem em sete cemitérios da capital, com participação do dom Josafá Menezes