Petroleiros de todo o Brasil param atividades
Cotidiano 16/11/2011 12h23Da redação
Os trabalhadores da Petrobras paralisaram as atividades por tempo indeterminado na manhã de hoje (16). Os petroleiros estiveram reunidos na sede da Petrobras na Rua do Acre. A categoria pede 10% de ganho real no salário base e melhoria na segurança no ambiente de trabalho.
De acordo com Edvaldo Leandro (foto), diretor do Sindicato dos Petroleiros em Sergipe (Sindipetro/SE), a Petrobras não está atendendo nenhum índice de reajuste. “Ela não atendeu as principais reivindicações na questão dos aposentados e pensionistas porque está atendendo a ordem do governo federal de não ter um indice de aumento dos trabalhadores”, disse.
Outro problema levantado pelo diretor são as condições de trabalho dos funcionários. Para ele, as unidades são sucateadas, razão pela qual atribui o aumento no número de acidentes a atual gestão. “O sucateamento das unidades gera acidentes. Em 10 anos foram registrados 11 acidentes nesta atual gestão. Queremos garantir a saúde dos companheiros de todas as unidades. Vamos aguardar a apresentação de uma nova proposta por parte da empresa na próxima semana”, explica.
Ainda segundo Edvaldo Leandro, amanhã os funcionários vão se reunir em assembleia para avaliar os rumos das negociações. Eles também querem revisão do Plano de Cargos e Salários (PCS) e melhorias no plano de saúde da categoria. A Petrobras oferece 7,23% de reajuste, além de gratificação. A orientação do sindicato é que os trabalhadores não aceitem a proposta da empresa.
A assessoria de comunicação da empresa foi procurada para ser ouvida por nossa reportagem, mas não obtivemos êxito.
Avanço é fruto de um trabalho intenso de conscientização realizado pela companhia
Animal foi encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) da Adema
Mais de 50 pessoas apresentaram sintomas gastrointestinais após refeição
Ele já tinha histórico de agressões contra familiares, afirma mãe do preso
Edição de 2024 avaliará apenas cursos de licenciatura