PEC dos jornalistas será votada em segundo turno
Valadares, o autor, diz que 49 senadores já são favoráveis à proposta Cotidiano 27/02/2012 11h27Por Márcio Rocha
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 033/2009, que versa sobre a volta da exigência de diploma de nível superior para o exercício da profissão de jornalista, de autoria do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), está elencada na pauta de votação da sessão ordinária da próxima quarta-feira (29), do Senado Federal.
De acordo com Antônio Carlos Valadares, autor da PEC, não há possibilidade da proposta ser derrotada no Senado: "Ganharemos tranquilos. Os jornalistas terão mais essa vitória dentro do Senado na quarta. Temos até agora, 49 votos contados a nosso favor", disse Valadares ao F5 News.
Sobre o posicionamento contrário, Valadares afirmou que posições de donos de grandes jornais e de meios de comunicação poderão se opor na votação. Contudo, não serão suficientes para derrotar a volta do diploma de jornalismo. "Enfrentaremos alguma resistência, mas nada que prejudique os jornalistas. Quem está a favor de donos de meios de comunicação vai se opor, com certeza, mas não são suficientes para derrotar a PEC", comentou o senador. Entre os opositores aos jornalistas, estão os senadores Demóstenes Torres (DEM-GO) e Fernando Collor (PTB-AL).
Na última votação, os três senadores sergipanos votaram a favor dos jornalistas. O senador está ciente que os votos permanecerão a favor.
Após a aprovação em segundo turno, a PEC segue para a Câmara dos Deputados, onde também passará por votação em dois turnos.
Temperaturas variam entre 24 °C e 30 °C, com alta probabilidade de chuva
Um estudo do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos revelou os benefícios nutricionais desse vegetal
Na Câmara dos Deputados, tramita projeto para limitar uso de aparelhos
Veículo foi levado por bandidos no Centro, mas localizado horas depois no Complexo da Maré
Energético possui benefícios como praticidade, economia e segurança