Pé de manjelão suja lanchonetes na Praça Tobias Barreto | F5 News - Sergipe Atualizado

Pé de manjelão suja lanchonetes na Praça Tobias Barreto
Cotidiano 30/04/2012 16h45


Por Fernanda Araujo

Usada em doces, sucos e em outros ingredientes saborosos, pés de manjelão ou jamelão têm causado transtornos a clientes e funcionários de lanchonetes em Aracaju. A coloração escura dos frutos provocam manchas nas mãos, tecidos, calçados e pinturas de veículos, torna-se a planta pouco indicada para o preenchimento de espaços públicos.

Lanchonetes, clientes e taxistas convivem com essas pequenas sujeiras durante todo o dia na Praça Tobias Barreto localizada no bairro São José, próximo a catedral. A árvore de quase dez metros de altura, segundo um funcionário de uma lanchonete, chega a atrair abelhas, além de causar outros constrangimentos de quem passa pelo local. “Cai no suco, cria sujeira, às vezes até trás abelha para aqui, um dia desse uma cliente foi picada por uma”, afirma José Samuel Andrade.

Apesar de confirmar a presença de funcionários de limpeza no local, Samuel prefere a retirada da árvore. “Todo dia vem alguém para limpar e quando não limpam a gente mesmo faz isso. Os mais prejudicados são os clientes, o lugar aqui sempre está sujo. Era para retirar a árvore, mas até agora nada. Eu prefiro que cortem”.

O taxista e cliente da lanchonete, Clodoaldo Lins Santana, é contra a retirada da árvore, mas pede que a Emsurb intensifique a limpeza. “Eu sou contra a retirada da árvore, porque mata até a fome de alguém que passar. Agora tinha que ter a limpeza mais intensa, apesar de ter um rapaz aqui que varre uma vez por dia, poderia limpar uma vez de manhã e outra à tarde”, diz.

A assessora de comunicação da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Mayussane Matsunae, explica que este é um processo natural do período frutífero dessa árvore. “Estamos no período de manjelão, e não só estes como têm várias árvores na cidade, as pessoas ligam reclamando da ‘sujeira’, que tem muita folha. A gente pede a compreensão e a cooperação das pessoas, porque é só um período. A prefeitura está no processo inverso, de não retirar as árvores, mas de plantar mais”, esclarece.

Sendo uma árvore antiga, Mayussane afirma que antes não havia a preocupação em escolher árvores entre os espaços públicos da capital, sendo assim, tornando mais dificultoso o trabalho de limpeza. “Antigamente não tinha esse cuidado que hoje temos de colocar determinadas árvores em lugares específicos, como temos no Parque da Sementeira”. Para intensificar a limpeza, a gerência responsável do local será comunicada pela Emsurb.

 

Mais Notícias de Cotidiano
Tv Brasil
18/01/2025  17h00 Consumo de anabolizantes sem indicação médica é prejudicial à saúde
Dano podem ser maiores se produto for clandestino, alerta especialista
Pixabay/ Ilustrativa
18/01/2025  16h00 Saiba quanta proteína há em 100 gramas de ora-pro-nóbis
Ora-pro-nóbis é conhecida por ser uma planta proteica e rica em vários nutrientes. Veja quanta proteína há em 100 gramas da planta
Agência Brasil/Ilustrativo
18/01/2025  12h08 Abastecimento de água é interrompido em municípios de Sergipe
Problemas como chuvas fortes, furtos e vandalismo afetam o fornecimento de água
Redes Sociais/Reprodução
18/01/2025  10h30 Incêndio atinge veículos da Prefeitura de Poço Verde e é classificado como ato criminoso
Dois micro-ônibus, uma ambulância e outros veículos foram consumidos pelas chamas
BPRv/Reprodução
18/01/2025  09h38 Motorista morre em tombamento de caminhão carregado de madeira em Estância
Acidente ocorreu na madrugada deste sábado (18) e deixou uma vítima fatal

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado