Patinação no gelo: diversão e cuidados
Cotidiano 01/01/2012 15h05Por Fernanda Araujo
Diversão com a família é o que promete a pista de gelo instalada desde novembro no Shopping Riomar, Zona Sul de Aracaju. Frequentada por dia em média de 200 a 250 pessoas entre adultos, adolescentes e em sua maioria crianças, se faz necessário todos os cuidados para patinar no gelo.
Segundo a funcionária Dalva Molina, da empresa responsável pela pista, para haver diversão garantida não deve esquecer os equipamentos de segurança. “A gente dispõe joelheiras, cotoveleiras, luvas, capacetes, todos os equipamentos que podem ajudar, porque as pessoas que não tem prática podem cair. E também tem a barra de segurança. Além disso, é obrigatório o uso de meia por questão de higiene.”
A idade mínima para patinar é de seis anos, já para menores entre dois e cinco anos, a pista dispõe de um pequeno trenó que as conduzem. Cerca de 14 monitores estão disponíveis para auxiliar e orientar os patinadores a cada passo. “O monitor orienta no início, depois a pessoa vai se segurando pela barra sozinha em aprendizagem, daí não tem perigo. Hoje estamos com 14 funcionários para auxiliar. Lá dentro da pista ficam três ou quatro monitores às vezes até mais dependendo do fluxo de pessoas”, explica.
Para Dalva também é importante o apoio dos pais às crianças. “Se a criança for pequena, para assegurar que a pista não tem perigo, o pai, mãe ou responsável querendo ir junto, melhor. Dá mais segurança lá dentro.”
Andréia Menezes, mãe de Marcela Menezes, 6, frequentadora pela primeira vez levou a família para curtir as férias. Ela diz se sentir tranquila, apesar de anteriormente estar preocupada com a segurança da filha.
“Eu confesso que eu tinha medo de trazer, mas agora estou mais tranquila. A preocupação que eu tinha é que, se uma criança caísse e a minha filha não tivesse tempo de frear machucasse as mãos, mas também são protegidas por luvas. Os monitores também estão acompanhando e desde a hora que ela entrou não tem nada de anormal. Sabendo que ela tem a proteção, eu acho que é seguro e divertido também”, comenta.
A pista de gelo ficará no shopping até o dia 2 de fevereiro. Ela está instalada por uma empresa do interior do Estado de São Paulo especializada em patinação no gelo. Há três anos a empresa trás a pista à capital com uma equipe de quatro pessoas e o contrato de funcionários locais. Na diversão, os patinadores que quiserem desfrutar durante meia hora, paga o valor de 25 reais e durante uma hora, o valor de 40 reais.
Danos materiais foram registrados na estrutura externa, mas não houve feridos; reparos já estão sendo realizados pela equipe de manutenção.
A Defesa Civil informou que a queda da árvore foi provavelmente causada pela incidência de um raio
Equipes já foram reforçadas para auxiliar em várias regiões do estado
Prefeitura intensifica esforços para minimizar os impactos e restaurar a segurança
Certame oferta mais de 150 vagas imediatas e salários iniciais de até R$ 14 mil