Parte de Aracaju vive duas horas de “apagão”
Sem energia elétrica, motoristas enfrentam caos no trânsito Cotidiano 11/01/2012 15h06
Por Márcio Rocha
Por volta das 12h30 desta quarta-feira (11), parte da cidade de Aracaju ficou sem energia elétrica. O apagão, que durou aproximadamente duas horas, atingiu desde o Distrito Industrial de Aracaju até o bairro Santo Antônio. Com toda a rede elétrica sem funcionar, o caos no trânsito foi inevitável.
No cruzamento das avenidas Barão de Maruim e Hermes Fontes, o trânsito ficou totalmente engarrafado, motoqueiros fugiam do colapso no trânsito pelos canteiros. Na rótula de acesso ao bairro Jardins, não era diferente. Muitos veículos presos devido à ausência dos semáforos, sem funcionamento por conta da falta de energia. O engarrafamento aconteceu nos pontos onde os semáforos ditam o ritmo do trânsito.
De acordo com o assessor de comunicação da Energisa, responsável pelo abastecimento energético de Aracaju, Augusto Aranha, o problema ocorreu com a queda da subestação Grageru, responsável pela distribuição de energia para grande parte da zona Sul de Aracaju, parte dos bairros da zona Norte e centro da capital. "A subestação desarmou e não sabemos o que houve", disse Aranha.
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) entrou em ação com sua equipe de agentes, que tomou o controle dos 12 principais pontos de congestionamento de tráfego. O trânsito foi coordenado pelos agentes até a volta da energia em parte da cidade, que aconteceu por volta das 14h50. Nos hospitais de Aracaju, os geradores suportaram o período sem energia e nenhuma anormalidade foi detectada.
A Energisa divulgou uma nota informando a causa do apagão em Aracaju:
Uma caçamba, que realizava serviços de terraplanagem no Parque São José, colidiu com um poste de alta tensão, cuja rede elétrica de 69 mil volts atende a subestação Grageru, pertencente à Energisa. O acidente aconteceu no final da avenida Santa Gleide, próximo ao posto policial.
Por conta deste acidente, ocorrido às 12h18, parte da Zona Sul, da Zona Oeste e do Centro da cidade, áreas alimentadas pela referida subestação, tiveram o fornecimento de energia elétrica interrompido.
A empresa trabalhou com transferências de cargas e na recuperação da rede elétrica para restabelecer o fornecimento na maior brevidade que foi possível. Por conta dessas manobras, a energia em algumas áreas voltou à normalidade mais rápido que em outras (veja tabela abaixo). Foram priorizadas áreas que comportam hospitais e clínicas para um restabelecimento mais rápido através das transferências de cargas.
“A estrutura foi muito danificada pela colisão, com isso tivemos muito trabalho para colocar um novo poste e reconstruir a rede. Sabemos da importância da energia elétrica para a sociedade como um todo, por isso trabalhamos em ritmo de contingência e fizemos o que foi possível para restabelecer o fornecimento o mais rápido que pudemos”, afirmou Augusto Aranha, assessor de comunicação da Energisa.
O fornecimento foi totalmente restabelecido às 14h39. Confira os locais afetados por conta do acidente:
BAIRROS AFETADOS: HORÁRIO DA INTERRUPÇÃO: HORÁRIO DE NORMALIZAÇÃO
SUISSA / INDIO PALENTIM / PEREIRA LOBO / GETÚLIO VARGAS / CIRURGIA
12:18:24
14:38:55
PONTO NOVO / LUZIA / MÉDICI / SOL NASCENTE / JK
12:18:24
14:38:22
GRAGERU / DIA / CONJUNTO DOS MOTORISTAS
12:18:24
14:38:03
GRAGERU / JARDINS / DIA - SHOPPING JARDINS
12:18:24
14:37:15
GRAGERU / SALGADO FILHO / 13 DE JULHO / JARDINS - SHOPPING RIOMAR
12:18:24
14:36:59
SALGADO FILHO / SÃO JOSÉ / CENTRO
12:18:24
14:36:36
13 DE JULHO / SALGADO FILHO
12:18:24
14:36:04
SÃO JOSÉ / SALGADO FILHO / CENTRO
12:18:24
14:35:27
CENTRO / SÃO JOSÉ
12:18:24
14:37:36
SANTO ANTÔNIO / SUISSA / CENTRO
12:18:24
13:07:06
Danos materiais foram registrados na estrutura externa, mas não houve feridos; reparos já estão sendo realizados pela equipe de manutenção.
A Defesa Civil informou que a queda da árvore foi provavelmente causada pela incidência de um raio
Equipes já foram reforçadas para auxiliar em várias regiões do estado
Prefeitura intensifica esforços para minimizar os impactos e restaurar a segurança
Certame oferta mais de 150 vagas imediatas e salários iniciais de até R$ 14 mil