Para fugir de inundação no mangue, caranguejos morrem na praia
Aumento da vazão em Xingó provoca morte de caranguejos em Sergipe Cotidiano | Por F5 News 09/02/2022 17h07Uma grande quantidade de caranguejos tem sido encontrada em praias do litoral Norte de Sergipe. Um vídeo divulgado nas redes sociais, nesta quarta-feira (9), mostra vários crustáceos em uma praia no povoado Saramém, em Brejo Grande. Muitos estão debilitados e outros mortos.
No vídeo, os pescadores conseguem resgatar alguns animais, que são levados para o mangue. "Os caranguejos estão morrendo porque não conseguem chegar no mangue, pois é muito longe, então estamos salvando os que ainda estão vivos e realizando a soltura lá", disse um pescador.
Na semana passada, outro vídeo, também divulgado nas redes sociais, mostrava dois pescadores em um barco cheio de caranguejos, no município de Ilha das Flores, na mesma região.
De acordo com o superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Sergipe, Fausto Leite, o surgimento de caranguejos nas praias é um fenômeno natural provocado pela cheia do rio São Francisco e aumento da vazão na Hidrelétrica de Xingó.
“Os caranguejos estão de andada e migraram para a praia, já que o mangue foi inundado”, disse.
Ele explica também que os crustáceos estão em um período de vulnerabilidade, com os cascos mais leves, e a exposição por muito tempo ao sol pode ter provocado a morte de alguns.
Ainda de acordo com o superintendente, uma equipe do Ibama está no município de Brejo Grande para acompanhar a situação e orientar os pescadores da região. A Administração Estadual do Meio Ambiente (ADEMA) também enviou uma equipe para o município.
Segundo o presidente da Adema, Gilvan Dias, durante o monitoramento realizado hoje não foram encontrados caranguejos. “O monitoramento está sendo realizado entre a Barra dos Coqueiros e Ponta dos Mangues”, informou.