Pacientes esperarão mais 30 dias por cirurgia de redução do estômago
SES espera finalizar os trâmites para a aquisição dos equipamentos Cotidiano 16/11/2011 16h52Por Fernanda Araujo
O Ministério Público Estadual (MPE) realizou nessa quarta-feira (16) uma audiência sob a delegação da promotora Alessandra Pedral para tratar da regularização dos serviços relativo às cirurgias bariátricas, realizada para a redução do estômago e considerada a mais segura, no Hospital Universitário (HU) que havia sido interrompida há cerca de seis meses em função da quebra do aparelho videolaparoscópio necessário para a realização das cirurgias e sendo inviável o seu conserto.
Em audiência, os representantes do HU esclareceram que existe uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para a realização de quatro cirurgias bariátricas por mês. E que a equipe de 25 técnicos e auxiliares de enfermagem era cedida pela Secretaria do Estado da Saúde (SES) e pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), porém haveria a necessidade de renovação do contrato vencido no mês de julho.
Para regularizar a situação a SES irá disponibilizar um aparelho de videolaparoscópio, um colonoscópio, um endoscópio e um bisturi. E irá realizar a cessão da equipe necessária, por intermédio também da FHS.
Em aproximadamente 30 dias, a SES espera finalizar os trâmites para a aquisição dos equipamentos e apresentará a comprovação efetiva da aquisição ao MP. Já no prazo de dez dias a SES e a FHS apresentará informações sobre a cessão dos técnicos e auxiliares de enfermagem que irão dar suporte ao serviço de cirurgias bariátricas.
De acordo com os representantes do HU, o hospital é referência para a realização de cirurgias que objetivam a redução do estômago, realizando atualmente o acompanhamento de 200 pacientes portadores de obesidade mórbida, existindo atualmente cerca de 60 pacientes com perfil cirúrgico.
Capital sergipana, porta de entrada dos visitantes, recebe milhares de pessoas de diversas partes do Brasil
O cronograma de operação foi reajustado para priorizar áreas estratégicas da zona Norte e zona Sul
O objetivo é verificar se houve algum descumprimento aos normativos legais
As incrições do alistamento voluntário feminino começaram na última quarta-feira (1/1) e vão até o dia 30 de junho
Júlia Thomazini foi selecionada com outros 29 alunos de todo o Brasil