“Operação Comércio Seguro” terá inicio dia 1º de outubro
Polícia apresenta plano operacional para maior segurança Cotidiano 29/09/2011 15h12Por Adriana Meneses
Com objetivo de minimizar os assaltos e roubos nas áreas comerciais e aos clientes, empresários se reuniram com a cúpula da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), na tarde desta quinta-feira (29), na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), para que a polícia sergipana apresentasse o plano estratégico de segurança para o grande movimento de final de ano no comercio da capital.
Na oportunidade, o comandante da Polícia Militar, coronel Aelson Resende, e a superintendente da policia civil, Katarina Feitoza, informaram o plano de segurança elaborado pela SSP compreende a distribuição de policiais em todo centro comercial da capital, bairro Siqueira Campos e Bairro 13 de Julho.
Operação Comércio Seguro
Ao todo 72 policiais estão fazendo a segurança dos lojistas e clientes nas áreas comerciais. Serão utilizadas viaturas de companhias especializadas como Companhia de Polícia de Radiopatrulha (Cprp), Grupamento Especial de Tático de Motocicletas (Getam), Batalhão de Choque, Esquadrão de Polícia Montada (Epmon), e duplas de policias que farão fiscalização à pé.
De acordo com Aelson Resende, a operação comércio seguro terá inicio no dia 1º de outubro e segue até o final do mês de dezembro quando diminui o fluxo de pessoas as áreas comerciais. “decidimos adiantar o plano de segurança para que possamos agir incisivamente nos trabalhos preventivos e ostensivos, nessa época do ano o número de pessoas triplica nas áreas comerciais em virtude das férias escolares, 13º salário e compras de presentes, esse ano queremos diminuir as ocorrências e obter um final de ano tranquilo para comerciantes e clientes”, salientou.
Katarina Feitoza destacou que plano elaborado pela Polícia Civil será o funcionamento em horário especial das 1ª e 2ª delegacias metropolitanas, que compreende a área comercial da capital e que estarão funcionando até as 21h, com intuído de dar mais agilidade às ocorrências e diminuir o fluxo de procedimentos na delegacia plantonista. O Grupamento Especial em Rondas e Blitze (Gerb) também participara da “operação Comércio Seguro” apoiando a policia militar nas ondas ostensivas.
O secretario da Segurança Pública de Sergipe, João Eloy de Menezes, ressaltou a importância do evento para que polícia e sociedade trabalhem cada vez mais unidas na tentativa de combater a criminalidade.
“Com a ajuda da sociedade fica mais fácil a polícia combater a criminalidade e esse é um momento bastante produtivo, pois as deficiências são apontadas e a policia sabe diretamente onde agir trazendo mais segurança para os lojistas e para as pessoas que saem de suas casas para realizarem as compras de final de ano”, disse
Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Aracaju (CDL), Samuel Schuster, a reunião foi de grande aproveitamento, pois comerciantes e clientes poderão sentir mais segurança durante as compras e vendas nas áreas comerciais no final de ano. “Com a polícia nas ruas o sentimento de segurança por parte de lojistas e clientes é bem melhor”, ressaltou.
A ação é fruto da adesão ao Protocolo Nacional de Recuperação de Celulares
A hidratação torna-se um fator essencial para combater essa condição em crianças
A iniciativa busca combater maus-tratos e aumentar segurança dos animais
Crime ocorreu em Cedro de São João; segundo suspeito continua foragido, e polícia pede ajuda para localizá-lo
Trio foi parar nos assuntos mais comentados após uma confusão às vésperas do Natal