Obras de duplicação da BR 101 serão finalizadas em 2014
Há previsão de que a BR 235 também seja duplicada Cotidiano 22/03/2012 17h29Por Sílvio Oliveira
Quem passa pela BR 101 no Estado de Sergipe percebe que os canteiros de obras estão a todo vapor. Há desvios por toda parte, pontes estão sendo duplicadas e trechos alargados. Os transtornos com as obras provocam reclamações e deverá ser assim por cerca de mais dois anos. O trecho que compreende o km 40 (município de Capela) até o km 77,3 deverá ficar pronto apenas no final de 2014. A obra de duplicação do km 0 (município de Propriá) até o km 40 está prevista para ser entregue em julho de 2013 e o trecho sul, do km 93,4 até o km153 (município de Estância), deverá ser concluído no final de 2012.
Conforme Carlos Alberto Sarmento (foto), chefe de engenharia do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), nos quatro lotes de obras da BR 101 foram investidos mais de um bilhão de reais em pontes existentes, alargamentos, recuperação e outras obras de infraestrutura para receber a duplicação.
Para que a BR 101 seja totalmente duplicada em Sergipe resta apenas o trecho que compreende o município de Estância até a divisa com a Bahia, o que deverá acontecer até o final de 2016. “O trecho de Estância até a divisa com a Bahia está a cargo do governo do Estado realizar o projeto executivo e deverá ser entregue aqui no Dnit até 90dias”, afirmou.
Duplicação da BR 235
Carlos Sarmanento ainda informou que será construída uma ponte duplicada sobre o rio São Francisco na divisa com Alagoas e será realizado ainda este ano o estudo de viabilidade técnico-econômico da duplicação da BR 235 até o município de Itabaiana. “Estamos com o orçamento para fazer o projeto de viabilização técnico e econômica da BR 235. A previsão é que o Dnit licite faça este estudo de viabilidade ainda este ano. Vamos construir, com certeza, a ponte duplicada do hotel do Velho Chico (Propriá). Aquela ponte existente vai servir para o tráfego local e de trem”, assegurou.
Quanto à construção de uma ponte ligando os municípios de Neópolis (SE) à Penedo (AL), Sarmento informou que não depende só do Governo Federal já que os trechos são estaduais. Ele acrescentou que o Governo de Sergipe tenta federalizar o trecho que vai para Neópolis, a fim de que, junto com o Governo de Alagoas, construa-se a ponte ligando os dois estados.
Colisão transversal entre carro e moto ocorreu na manhã deste sábado (16)
Os alunos da rede pública ficarão 30 dias numa imersão educacional e cultural
O menino passa por tratamento médico há aproximadamente dois anos
Testes ajudam a perceber como está a saúde do seu saúde do corpo quando os parâmetros são força, resistência, equilíbrio e flexibilidade
A dupla utilizava um dispositivo para reter os cartões das vítimas na agência