Número de diabéticos aumenta a cada ano | F5 News - Sergipe Atualizado

Número de diabéticos aumenta a cada ano
Cotidiano 14/11/2011 11h33


Com o objetivo de alertar para o impacto do diabetes e estimular políticas públicas para que os portadores da doença tenham possibilidade de viver mais e melhor, foi criado há 20 anos o 'Dia Mundial do Diabetes', comemorado hoje, dia 14 de novembro. Esse dia é respeitado por 180 países e, segundo dados da Organização Mundial de Saúde, o diabetes já é considerado um problema de saúde pública, pois atinge cerca de 300 milhões de pessoas no mundo.

Segundo o médico endocrinologista Raimundo Sotero, o diabetes pode ocorrer de duas formas: tipo 1 - que aparece em crianças, adolescentes e adultos jovens, e causa uma deficiência absoluta da produção de insulina; e o tipo 2 - que ocorre em pessoas com mais de 40 anos, é geralmente herdado e causa uma deficiência parcial da insulina.

Sintomas

Os sintomas da diabetes na criança são específicos: vontade de urinar entre oito a dez vezes por noite, perda de peso, tontura, mal estar e dificuldade para andar. Porém, cerca de 90% dos diabéticos são do tipo 2, e segundo Dr. Sotero, descobrir a doença nesse caso é mais difícil. "Aumento do número de vezes que vai ao banheiro, visão turva e dificuldade para andar são os sintomas evidentes. Porém, nem sempre o paciente sente os indícios e acaba se acostumando com a doença. Esses são os casos mais perigosos", declara ele.

Um dos grandes problemas é não descobrir precocemente a doença. Segundo um estudo realizado pela Escola Paulista de Medicina, para cada diabético que existe há outra pessoa que ainda não sabe que já tem a doença. Outras pesquisas confirmam que a cada oito segundos morre um diabético no mundo por complicações da doença. "É possível perceber que os dados são catastróficos e são decorrentes da falta de cuidado que a população tem com a saúde", explica Dr. Sotero.

Prevenção e Tratamento

Segundo o endocrinologista, 30 minutos de atividade física por dia reduz em 30% de possibilidade de ter o diabetes. Além de exercício físico, uma alimentação restrita de carboidratos e não abusar de álcool pode evitar ainda mais o aparecimento da doença. "Todas as pessoas que têm a capacidade herdada de desenvolver diabetes e que procuram fazer atividade física e reduzir o peso, podem diminuir em torno de 40% o risco de desenvolver a doença", declara ele.

O tratamento é feito por um conjunto de procedimentos que vão desde a reeducação alimentar, e prática de exercícios físicos, até o uso de medicação, que pode ser à base de comprimido ou com a insulina, quando os casos são mais graves. O teste da ponta do dedo é o primeiro passo para saber se o paciente tem diabetes. "A glicemia capilar é um exame simples, que dá o resultado em 30 segundos e afere o nível da glicemia no sangue. É fundamental para saber se o paciente tem a doença", declara o endocrinologista.

Dados

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, a tendência é que o número de diabéticos no mundo aumente, chegando a 440 milhões no ano de 2025. "O diabetes mata mais que AIDS. Em 1995 eram 150 milhões de portadores e hoje jã são 300 milhões. Anualmente, quatro milhões de pessoas morrem de diabetes no mundo e cerca de 50% desses casos podiam ser evitados se tivessem sido tratados adequadamente". Por isso, a prevenção e descobrir a doença precocemente são fundamentais para que esses números reduzam.

Fonte: Agência Aracaju

Mais Notícias de Cotidiano
Pietro Lobo
03/01/2025  18h00 Sergipe atrai cada vez mais turistas no início da alta temporada
Capital sergipana, porta de entrada dos visitantes, recebe milhares de pessoas de diversas partes do Brasil
Emsurb/Reprodução
03/01/2025  17h03 Emsurb diz intensificar esforços para regularizar coleta de lixo em Aracaju
O cronograma de operação foi reajustado para priorizar áreas estratégicas da zona Norte e zona Sul
Reprodução/Crea-SE
03/01/2025  16h16 Crea-SE instaura procedimento administrativo após queda parcial de laje
O objetivo é verificar se houve algum descumprimento aos normativos legais
Exército brasileiro
03/01/2025  16h05 Em dois dias, alistamento militar feminino registra 6.613 inscrições
As incrições do alistamento voluntário feminino começaram na última quarta-feira (1/1) e vão até o dia 30 de junho
Seduc
03/01/2025  14h54 Aluna da rede estadual representará Sergipe no programa Jovens Embaixadores 2025 nos EUA
Júlia Thomazini foi selecionada com outros 29 alunos de todo o Brasil

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado