Multas emitidas a partir de 27 de setembro não têm validade, diz ITPS
SMTT quer nova aferição dos radares reprovados pelo Inmetro em Aracaju Cotidiano | Por Will Rodriguez 09/10/2019 08h15 - Atualizado em 09/10/2019 09h57A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) vai solicitar uma nova aferição dos radares reprovados pelo Instituto Tecnológico e de Pesquisas de Sergipe (ITPS). De acordo com o órgão delegado do Inmetro no estado, todas as multas emitidas pelos três equipamentos a partir do dia 27 de setembro não têm validade. No meio da manhã, a SMTT informou que todas as multas a partir da data, estão anuladas.
A reprovação dos radares, de acordo com o presidente do ITPS, ocorreu porque a empresa responsável pelos sensores de velocidade não enviaram os documentos solicitatos no processo de inspeção, deflagrado a partir de denúncias de condutores sobre multas indevidas.
“Esses equipamentos somente estão autorizados a emitir multas se estiverem aprovados pelo Inmetro. A partir de 27 de setembro, as multas que tenham sido geradas não têm validade", disse o presidente do ITPS, Kaká Andrade, em entrevista à FAN FM na manhã desta quarta-feira (9).
Estão reprovados os seguintes dispositivos: Avenida Beira Mar (próximo à Embrapa) – sentido Praia e sentido Centro; Avenida Etelvino Alves (próximo ao condomínio Alamedas Jardins) - sentido avenida Augusto Franco; e Avenida Tancredo Neves (próximo à Maracar) sentido Rodoviária Nova.
Em nota, a SMTT disse estranhar o laudo de reprovação dos radares que são submetidos à fiscalizações com a peridiocidade máxima de 12 meses, como prevê o Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
"Os radares da avenida Beira Mar, por exemplo, foram aferidos e aprovados pelo Inmetro nos dias 16 e 17 de setembro, conforme consta em laudo, que comprova a regularidade dos equipamentos. Ou seja, o Inmetro reprovou os radares, 10 dias após emitir o laudo que comprova a regularidade dos equipamentos. Os lacres implantados pelo Inmetro nos radares não foram violados", citou a autarquia.
No documento, a Superintendência afirma que "todos os radares da cidade estão com as aferições em dia, preza pela transparência e já solicitou à empresa permissionária uma nova aferição nos radares, junto com o Inmetro".
Os condutores que desconfiarem do funcionamento dos medidores de velocidade devem acionar a Ouvidoria do ITPS por meio do telefone (79) 3179 8055 e do site www.itps.se.gov.br (no botão Ouvidoria/Fala Br). O atendimento também é feito na sede da instituição, que funciona de segunda a sexta, das 7h às 13h, na Rua Campo do Brito, 371, bairro 13 de Julho, em Aracaju. Em todos estes casos, a identidade do denunciante é mantida em sigilo.
Capital sergipana deve ter tempo com céu nublado com chuva isolada
MPSE e Justiça elogiam gestão da casa de saúde, que está sob intervenção há 6 anos
O bloqueio será a partir das 20h e a previsão de desobstrução é às 4h
Evento contará com a participação de 17 empresas e será realizado nos dias 6 e 7 de dezembro
Ordem incluiu crianças de Unidades de Acolhimento e promete realizar os sonhos de Natal