MPE discute segurança e atendimento médico no Pré-Caju 2012
Samu, sala reservada para atendimento e 'motolância' estão mantidos Cotidiano 05/12/2011 15h19Por Fernanda Araujo
Faltando 45 dias para o Pré-Caju 2012, a Associação Sergipana de Blocos e Trios (ASBT) continua discutindo os detalhes para garantir o sucesso da festa, que acontecerá em janeiro, nos dias 19, 20, 21 e 22. Na manhã desta segunda-feira (5), o Ministério Público Estadual (MPE) realizou duas audiências com representantes da ASBT. Em pauta, não apenas discutir o quesito segurança, mas também estabelecer como é possível garantir atendimento médico aos foliões que, porventura, necessitem.
Como aconteceu no Pré-Caju 2011, na edição de 2012, entre outros serviços, a ASBT disponibilizará assistência médica através do Samu. Também haverá uma sala reservada para o atendimento médico e o serviço de “motolância”, que atua como emergência de primeiros socorros visando à qualidade do serviço em menos tempo.
Será montado também um serviço de atendimento avançado na área do Parque da Sementeira, incluindo sala de estabilização, médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e serviço administrativo, onde serão realizados os atendimentos de todas as ocorrências com posterior encaminhamento aos Hospitais de Retaguarda, Zona Norte e Zona Sul e os casos mais graves para o Hospital de Urgência (Huse). Já o Município de Aracaju informou que a sua rede de Urgência ficará nos quatro dias com assistência integral.
Segundo Lycia Diniz, assessora de comunicação do Huse, e a promotora de Justiça Euza Missano, o “Motolância” é indispensável para levar uma assistência melhor ao evento. Para Lycia, o Pré-Caju não apresenta preocupações. “Em 90% dos casos, o serviço de atendimento do Município funciona adequadamente. O Pré-Caju não me preocupa, aliás, nunca me preocupou, porque é um evento bastante organizado. O que me preocupa realmente é o Carnaval.”
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) anunciou que manterá o mesmo esquema da edição do Pré-Caju 2011 nos pontos de apoio do Samu Municipal.
Sobre a segurança, a PM assegurou que, em todos os portões de acesso, haverá a presença da polícia, mas declarou que será necessária a alocação de uma empresa terceirizada de segurança no local.
Para o presidente da ASBT, Augusto Oliveira, tanto os organizadores, quanto o Samu Estadual e Municipal, a Vigilância Sanitária, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Secretaria Estadual de Saúde (SES), hospitais e Polícia Militar (PM) estão engajados em garantir a segurança, o acesso e a tranquilidade dos foliões.
O MP vai visitar a montagem da estrutura de assistência no Parque da Sementeira que será realizada pelo Município.
Em nota, hospital confirmou aborto espontâneo da apresentadora Sabrina Sato
Para obter o serviço, o cadastro deve ser feito na plataforma Aju Inteligente
Baixa procura e a adaptação para o período do Pré-Caju estão entre os motivos
Os interessados precisam se cadastrar ou atualizar o currículo, na sede da Fundat
Avanço é fruto de um trabalho intenso de conscientização realizado pela companhia