Mostra 90 Anos de Paulo Freire percorre municípios sergipanos
Cotidiano 16/11/2011 10h50
Com olhos atentos às cartas, bilhetes e fotografias de Paulo Freire, mais de 200 estudantes do município de Neópolis aprenderam um pouco mais sobre este educador brasileiro através dos 22 banners que compõe a mostra especial em homenagem aos 90 anos de seu nascimento, realizada no Centro Educacional Municipal de Neópolis, na última sexta-feira, dia 11. A exposição do legado do educador Paulo Freire ganhou um novo impulso com a mostra itinerante ‘90 Anos de Paulo Freire’, realizada pelo mandato da deputada Ana Lúcia Menezes (PT) em escolas e faculdades de vários municípios sergipanos.
Na última quinta-feira, dia 10, foi a vez de professores e estudantes de vários povoados do município de Aquidabã receberem a mostra, que foi exposta ao público no Memorial José Augusto, no Centro de Aquidabã. O pedagogo Marcos Alves de Oliveira avaliou que a exposição de Paulo Freire reforçou para professores e estudantes que a escola é espaço de reflexão sobre a realidade social. “O trabalho de Paulo Freire incentiva os professores de Aquidabã e provoca a reflexão entre os estudantes. Eles acompanharam pelos banners vários detalhes sobre a vida deste educador que criou metodologias para incentivar a reflexão e a formação do cidadão. É um trabalho muito importante, por isso não pode ser esquecido”, frisou.
Além de passar pelos municípios de Neópolis e Aquidabã, a mostra ‘90 Anos de Paulo Freire’ já foi exposta na 10ª Conferência do Sintese, na Assembleia Legislativa de Sergipe e no Calçadão da João Pessoa, durante a comemoração do Dia dos Professores, celebrado no dia 15 de outubro.
Nesta quarta-feira, dia 16, será a vez dos estudantes e professores da Escola Estadual Fausto Cardoso, em Simão Dias, receberem a exposição. Na quinta-feira a mostra vai à Escola Municipal D. José Bezerra Coutinho, em Estância, e na sexta-feira, 18, acontece na Faculdade Atlântico em Aracaju, e na Escola Paulo Sarasate, em São Cristóvão.
A deputada estadual e professora Ana Lúcia explica que realizar a mostra ‘90 Anos de Paulo Freire’ em vários municípios sergipanos é a melhor maneira de levar um pouco da lição de vida de Paulo Freire para o maior número possível de sergipanos. “Este grande pedagogo e grande educador fez uma revolução na concepção da educação, visitou o mundo e contribuiu com a libertação dos africanos no processo revolucionário. Ele colaborou com Allende na revolução do Chile e foi expulso do nosso país pela Ditadura Militar, mas quando retornou, começou a re-significar o Brasil e sua história. Dentre as várias lições, Paulo Freire nos ensinou que estudar não é um ato de apreender ideias, mas de criá-las e recriá-las”, acrescentou
Mais Notícias de Cotidiano
06/11/2024
15h37
Sergas não registra ocorrências de interferência na rede de gás há 110 dias
Avanço é fruto de um trabalho intenso de conscientização realizado pela companhia
Avanço é fruto de um trabalho intenso de conscientização realizado pela companhia
06/11/2024
15h36
Longe de casa: capivara é encontrada em quadra na Orla de Atalaia
Animal foi encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) da Adema
Animal foi encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) da Adema
06/11/2024
14h55
Surto alimentar fecha Restaurante Universitário do campus do Sertão da UFS
Mais de 50 pessoas apresentaram sintomas gastrointestinais após refeição
Mais de 50 pessoas apresentaram sintomas gastrointestinais após refeição
06/11/2024
14h38
Homem é preso por agredir a própria avó em Tobias Barreto
Ele já tinha histórico de agressões contra familiares, afirma mãe do preso
Ele já tinha histórico de agressões contra familiares, afirma mãe do preso
06/11/2024
13h52
Estudantes já podem conferir locais de prova do Enade
Edição de 2024 avaliará apenas cursos de licenciatura
Edição de 2024 avaliará apenas cursos de licenciatura
Últimas
F5 PLAY
CotidianoAlmoço da Acese destaca força das mulheres empreendedoras
CotidianoPolícia detalha operação contra desvio de cargas em Sergipe
Blogs e Colunas