Moradores de São Cristóvão reclamam da qualidade da água
Cotidiano 22/02/2012 13h27
Por Márcio Rocha
Os moradores da cidade de São Cristóvão estão queixosos com os serviços prestados pela empresa municipal de fornecimento de água. O Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto (SAAE) da cidade não está provendo água de qualidade para os moradores da sede do município e em alguns povoados a situação não é diferente.
Quando abrem as torneiras, os moradores encontram água de turbidez duvidosa. À primeira vista, o líquido não aparenta nenhuma alteração de cor. Contudo, ao se colocar em uma garrafa pet de um litro, a água mostra uma coloração amarelada. O aposentado José dos Santos reclama: “É isso que nós temos que usar pra beber e tomar banho? Essa água nem deve estar sendo tratada. Quando temos nas torneiras é assim. Parece suco de tamarindo”, comentou, reclamando também da frequência do fornecimento, que sofre constantes falhas.
Em grande volume, a reportagem do F5 News constatou que a água sancristovense fica com cor amarela muito forte e aparenta estar densa. Nos fundos de um recipiente de dois mil litros usado para amostra, resíduos de terra foram encontrados.
O taxista José Newton afirmou que o serviço de água em vários povoados e na sede do município é precário, com água de má qualidade fornecida para os cidadãos, enquanto no conjunto Eduardo Gomes, a água tem qualidade muito melhor, pois o abastecimento da região é feito pela Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO), que tem uma estação de coleta próxima.
“No Eduardo Gomes não se tem problemas com água de qualidade duvidosa ou de coloração estranha, quem presta o serviço é a DESO. Contudo, nos povoados e na sede do município, é totalmente diferente. O povo bebe uma água amarelada e de qualidade questionável. O serviço prestado pela prefeitura é precário, pois sequer há um fornecimento constante de água nas torneiras dos moradores”, disse o taxista.
A reportagem do F5 News procurou os representantes da prefeitura de São Cristóvão e do SAAE, para obter esclarecimentos sobre a qualidade da água e saber se ela está sendo analisada periodicamente, como critério de avaliação de pureza, mas não obteve êxito.
Bombeiros procuram por terceira vítima que estava no carro levado por enxurrada
Pesquisadores brasileiros analisaram como a prática de atividade física
Dois veículos foram levados pela correnteza depois das fortes chuvas que atingem o estado
Previsão foi divulgada pela Semac neste domingo; estado deve registrar na segunda menor temperatura da semana, com 25ºC