Montagem da Árvore de Natal da Energisa foi inviabilizada | F5 News - Sergipe Atualizado

Montagem da Árvore de Natal da Energisa foi inviabilizada
Cotidiano 24/10/2011 17h50


Por Míriam Donald

A Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju), esteve em audiência nesta segunda-feira (24) na sede da Energisa com a finalidade de viabilizar a montagem da árvore de Natal da Energisa para este ano. Devido ao avanço da maré, a árvore, que recebeu o título de maior árvore de Natal do mundo com estrutura luzente no Guinness Book (Livro dos Recordes), não poderá ser montada este ano.

O secretário de Turismo, Elber Batalha, o diretor Presidente da Funcaju, Waldoilson Leite e o Diretor Técnico e Comercial da Energisa, Georeli de Souza, discutiram a possibilidade de viabilizar outra área para a montagem da árvore com suporte de infra-estrutura, porém, a posição passada pela Energisa foi de que não haveria tempo hábil para erguê-la com segurança.

Segundo Georeli de Souza, houve uma tentativa para sua montagem onde foram feitos estudos e planejamento até o último momento, monitorando as condições da região, mas surgiram as precipitações da maré. “Em agosto, surgiram algumas precipitações da maré e foi feita uma avaliação mais próxima onde buscando soluções da engenharia que possibilitasse uma montagem porque além do terreno ser conhecido, o local conjugava segurança e visibilidade, mas não temos controle sobre a natureza. Quando fizemos uma avaliação no mês de agosto, foi observado que estava muito difícil”, declara.

Esclarecendo questões sobre outras localidades em que a árvore poderia ser erguida, Georeli diz que não é questão única como se fosse apenas mover algo de um local a outro, tem de haver um novo projeto, realizar sondagem, verificação de terreno e tempo de montagem.

Elber Batalha lamenta pela inviabilização do monumento este ano, e diz entender que esse atrativo cultural com registro no livro dos recordes deverá ser reerguido no próximo ano, pois deixou de ser apenas uma marca e tornou-se um símbolo do Natal Sergipano. “Entendemos que a árvore é um atrativo cultural e turístico que incorporou as festividades natalinas e gostaríamos que ela fosse erguida, mas isso não pode acontecer sem haver a segurança necessária”, frisou.

 

Invasão das águas

Com o avanço do mar, águas advindas do Rio Sergipe invadiram o local de instalação das bases da árvore, denominado Bico do Pato, localizado na região da Atalaia Nova, próximo ao calçadão da Avenida Beira Mar, perto da ponte que liga o bairro 13 de Julho ao bairro Coroa do Meio, zona sul da capital.

A segurança do local foi comprometida e impediu a montagem de um monumento que superaria os números do ano passado que tinham 127 metros de altura, 15.894 Kg e mais de 21 mil lâmpadas. 

 

 

 

 

Mais Notícias de Cotidiano
SSP
05/11/2024  18h11 Homem é preso em Nossa Senhora da Glória por assalto à mercearia em 2019
Grupo havia utilizado um táxi para cometer o crime, que ocorreu em Nossa Senhora do Socorro
Emsurb
05/11/2024  17h32 Pré-Caju 2024: mutirão de limpeza prepara região onde ocorrerá a festa
A ação é fundamental para garantir um ambiente limpo e organizado durante o evento
Dayanne Carvalho
05/11/2024  17h05 Rede Sergipana de Observatórios vai integrar produtores de dados e conhecimento
Ferramenta será coordenada pela Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação
Seduc
05/11/2024  16h27 Sergipe registra 100% de alunos concluintes inscritos no Enem 2024
Estado obteve um aumento de 34,7% de alunos inscritos concluintes do ensino médio em relação a 2023
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
05/11/2024  15h30 Justiça Eleitoral de Sergipe retoma serviços de título de eleitor
Atendimentos gratuitos estão disponíveis online e nos cartórios; biometria requer agendamento

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado