Ministério Público Estadual realiza Censo Social no conjunto Bugio
Cotidiano 16/03/2012 12h38Por Mirella Mattos
Com o objetivo de diagnosticar problemas juntamente à sociedade, o Ministério Público Estadual (MPE) desenvolve durante o dia de hoje (16), na Escola Estadual Jornalista Paulo Costa, no conjunto Bugio, a quarta etapa do projeto Censo Social.
Conforme o procurador geral do MPE, Orlando Rochadel, a expectativa de atendimento é de ao menos três mil pessoas. “Preferimos não quantificar, mas apenas domicílios visitados hoje serão três mil. Então temos um trabalho na escola mas também fora dela. Acreditamos que teremos milhares de pessoas abrangidas nesse projeto”, aponta.
Esse tipo de trabalho, de acordo com o procurador, tem sido desenvolvido pelo órgão desde 1998. Entretanto, à época, a preocupação do MPE era acerca de problemas educacionais. “O censo social é um projeto que decorreu do censo educacional. Nós antigamente vínhamos aos bairros com a preocupação educacional. Queríamos saber se tinha criança fora da sala de aula, crianças com necessidades especiais, crianças sem registro. Passamos a constatar que não adiantava somente identificar o problema nessa área mas também nas outras. Passamos a vir para as comunidades, para os bairros da capital e do interior para saber se tem posto de saúde, se funciona adequadamente e como é a coleta de lixo, por exemplo”, detalha.
Segundo o coordenador do projeto, Eduardo D’ Ávila, o trabalho realizado será condensado em um relatório, que será encaminhado, em um prazo de aproximadamente um mês, aos governos municipal e estadual. D’Ávila ressalta ainda que a próxima etapa do projeto será feita no município de Itaporanga D’Ajuda no mês de abril.
A dupla utilizava um dispositivo para reter os cartões das vítimas na agência
Estudo mostra que probabilidade é maior entre pessoas com menos de 40 anos
Daniele, Alvaci, Adriágina, Pablo, Ronaldo, Luiz Carlos e Panda estão presos
Pedido deve ser feito na página do Participante na internet até 23h59
Momento exato vai variar conforme o fuso horário