MEC divulga o Índice Geral de Cursos
Das 9 instituições de Sergipe, apenas três têm média razoável Cotidiano 17/11/2011 19h52Da redação do F5 News
O Ministério da Educação avaliou nove instituições de ensino superior em Sergipe e desse total, apenas três delas tiveram nota 3, ou seja, considerada razoável. As outras seis instituições obtiveram uma média 2, abaixo do esperado. A divulgação aconteceu nesta quinta-feira, 17, e levou em consideração o Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enad), a infraestrutura e a qualidade dos professores.
A pontuação é feita de 1 a 5 e a instituição que obtiver de 4 a 5 é considerada satisfatória. Com média 3, considera-se razoável ,e abaixo dessa média, fica na posição de insatisfatória e poderá ter novos cursos cancelados e a instituição visitada por técnicos do MEC.
A Universidade Federal de Sergipe, Universidade Tiradentes e Faculdade José Augusto Vieira (Lagarto) obtiveram média 3. A Faculdade Amadeus, Atlântico, São Luiz de França, Pio Décimo e Fase, Fanese ficaram no patamar 2.
O Ministério da Educação avaliou 2.176 instituições de ensino superior, sendo 229 públicas e 1.947 privadas, entre universidades, centros universitários e faculdades. O ministro Fernando Haddad, ao anunciar os indicadores de qualidade considerou que, no cômputo geral, a qualidade está melhorando. “Temos hoje professores mais titulados e que se dedicam mais ao ensino do que no passado”, disse.
Junto com a melhora da formação dos docentes, Haddad disse que está sendo feito um investimento pesado tanto nas instituições públicas como nas particulares. No grupo das universidades federais, ele destacou as boas notas obtidas por nove das 14 novas universidades criadas a partir de 2003 e que passaram por avaliação em 2010. Segundo ele, oito universidades ficaram com nota quatro e uma alcançou nota cinco.
Também passaram por avaliação no ano passado 4.143 cursos superiores de graduação. O produto da avaliação de diversos itens é o Conceito Preliminar de Curso (CPC), expresso com notas em uma escala de um a cinco pontos. As notas de três a cinco significam conceito satisfatório e as notas um e dois, desempenho insatisfatório.
Áreas e cursos – Em 2010, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes avaliou as áreas de saúde e ciências agrárias, distribuídas em 14 cursos: biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, terapia ocupacional, agronomia e zootecnia. Também em 2010, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avaliou cinco tipos de cursos superiores de tecnologia – tecnologia em agroindústria, tecnologia em agronegócio, tecnologia em gestão ambiental, tecnologia em gestão hospitalar e tecnologia em radiologia.
As três áreas do conhecimento com maior número de cursos avaliados em 2010 foram enfermagem, com 728 cursos, fisioterapia (477) e farmácia (389). As áreas com menor número de cursos avaliados são as tecnológicas: tecnologia em agroindustria teve 18 cursos avaliados, tecnologia em gestão hospitalar, 45, e tecnologia em radiologia, 49.
Com informações do Ministério da Educação
Em nota, hospital confirmou aborto espontâneo da apresentadora Sabrina Sato
Para obter o serviço, o cadastro deve ser feito na plataforma Aju Inteligente
Baixa procura e a adaptação para o período do Pré-Caju estão entre os motivos
Os interessados precisam se cadastrar ou atualizar o currículo, na sede da Fundat
Avanço é fruto de um trabalho intenso de conscientização realizado pela companhia