Marcos Ninguém faz abertura do ‘Projeto Cidarte’
Cotidiano 15/09/2011 11h16O especialista em Permacultura, Marcos Ninguém chega a Sergipe no próximo sábado (17) para a realização de uma palestra e ministrar uma oficina sobre Bioconstrução, que será realizada a partir das 14h e durante todo o domingo (18) no Centro de Desenvolvimento sustentável Ilê Axé Opô Oxogum Ladê, localizado no Caípe Velho, no município de São Cristóvão.
A atividade cela a abertura das oficinas do Projeto Cidarte, patrocinado pelo Programa BNB Cultural. A palestra é aberta ao público geral interessado e a oficina tem vagas limitadas.
A oficina de Bioconstrução, realizada neste sábado e domingo, traz uma técnica de construção em mutirão a partir de materiais ecológicos que substituem os tradicionais: tijolos, tinta e reboco. A oficina vai propiciar a reforma do espaço físico para a realização dos cursos.
Na Bioconstrução, a preocupação ecológica está presente desde a concepção da edificação do prédio até a ocupação do espaço.
Já na concepção, as bioconstruções valem-se de materiais que não agridem o ambiente de entorno, pelo contrário: se possível, reciclam materiais locais, aproveitando resíduos e minimizando o uso de matéria-prima. Todo projeto foca no máximo aproveitamento dos recursos disponíveis com o mínimo de impacto.
A partir deste fim de semana e até o mês de novembro serão realizadas oficinas de ‘Desenvolvimento e meio ambiente’, ‘Plantas medicinais, aromáticas e temperos’ e ‘Ética Ecológica’. A partir de janeiro de 2012 e até março, o Cidarte estará oferecendo gratuitamente oficinas culturais para o público da região e demais interessados em ‘Dança e música’, ‘Teatro e artes plásticas’ e ‘Arte e ação’.
A Permacultura
A Permacultura é um método holístico para planejar, atualizar e manter sistemas de escala humana (jardins, vilas, aldeias e comunidades) ambientalmente sustentáveis, socialmente justos e financeiramente viáveis.
Foi criada pelos ecologistas australianos Bill Mollison e David Holmgren na década de 1970. O termo, cunhado na Austrália, veio de permanent agriculture (agricultura permanente), e mais tarde se estendeu para significar permanent culture (cultura permanente). A sustentabilidade ecológica, ideia inicial, estendeu-se para a sustentabilidade dos assentamentos humanos.
Os princípios da Permacultura vêm da posição de Mollison de que "a única decisão verdadeiramente ética é cada um tomar para si a responsabilidade de sua própria existência e da de seus filhos" (Mollison, 1990). A ênfase está na aplicação criativa dos princípios básicos da natureza, integrando plantas, animais, construções, e pessoas em um ambiente produtivo e com estética e harmonia. E, neste ponto encontra paralelos com a Agricultura Natural, que sendo difundida intencionalmente pelas pesquisas de Masanabu Fukuoka por todo o mundo, chegaram às mãos dos senhores fundadores da Permacultura e foram por eles desenvolvidas.
Permacultura é uma síntese das práticas agrícolas tradicionais com ideias inovadoras. Unindo o conhecimento secular às descobertas da ciência moderna, proporcionando o desenvolvimento integrado da propriedade rural de forma viável e segura para o agricultor familiar.
A Permacultura, além de ser um método para planejar sistemas de escala humana, proporciona uma forma sistêmica de se visualizar o mundo e as correlações entre todos os seus componentes. Serve, portanto, como meta-modelo para a prática da visão sistêmica, podendo ser aplicada em todas as situações necessárias, desde como estruturar o habitat humano até como resolver questões complexas do mundo empresarial.
Permacultura é a utilização de uma forma sistêmica de pensar e conceber princípios ecológicos que podem ser usados para projetar, criar, gerir e melhorar todos os esforços realizados por indivíduos, famílias e comunidades no sentido de um futuro sustentável.
A Permacultura origina-se de uma cultura permanente do ambiente. Estabelecer em nossa rotina diária, hábitos e costumes de vida simples e ecológicos - um estilo de cultura e de vida em integração direta e equilibrada com o meio ambiente, envolvendo-se cotidianamente em atividades de auto-produção dos aspectos básicos de nossas vidas referentes a abrigo, alimento, transporte, saúde, bem-estar, educação e energias sustentáveis. Pode se dizer que os três pilares da Permacultura são: Cuidado com a Terra, Cuidado com as Pessoas e Repartir os excedentes.
Processo seletivo será constituído de uma única etapa; entenda como funciona
A ação é fruto da adesão ao Protocolo Nacional de Recuperação de Celulares
A hidratação torna-se um fator essencial para combater essa condição em crianças
A iniciativa busca combater maus-tratos e aumentar segurança dos animais
Crime ocorreu em Cedro de São João; segundo suspeito continua foragido, e polícia pede ajuda para localizá-lo