Manhã educativa marcará Dia do Idoso em Sergipe
Cotidiano 28/09/2011 11h44No dia 1º de outubro comemora-se o Dia do Idoso, data instituída mundialmente pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1999, e no Brasil, pela Lei nº 11.433, de 2006. Para marcar a data, a empresa de Internação Domiciliar SOSVIDA realizará palestras educativas sobre alimentação, prevenção de quedas, cuidados com o idoso e orientações sociais. O evento, que acontecerá a partir das 8h do sábado (01), na Casa da Fraternidade Monte Alverne, no Bairro América, deve reunir cerca de 50 cuidadores.
Segundo a médica Marta Simone de Sousa Oliveira, gerente técnica da SOSVIDA, o objetivo da ação é educar pessoas da família ou comunidade sobre os cuidados necessários para o bem-estar do idoso. Haverá palestras com médico, nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo, fonoaudiólogo e assistente social. A programação incluirá visitas domiciliares, pré-selecionadas, para conscientização do público que não pode comparecer.
“O evento será uma oportunidade de suscitar o debate e a reflexão sobre o papel dos cuidadores. Cuidar do idoso não é igual a cuidar de um adulto mais jovem, pois há especificidades que pedem um olhar diferenciado.”, diz a médica.
Os cuidadores têm um papel importante para os idosos. Eles complementam o trabalho de médicos e enfermeiros e, com freqüência, reforçam ou até mesmo substituem o carinho da família. O cuidador é mais do que uma acompanhante e pode ou não ser um profissional de enfermagem. Ele ajuda o idoso nas atividades do dia a dia, como alimentação e banho, e aprende a identificar os desejos do paciente.
A profissão é reconhecida pelo Ministério do Trabalho, mas ainda não está regulamentada pelo Conselho Federal de Enfermagem. Há uma demanda para esse tipo de trabalho à medida que aumenta a população de idosos no Brasil.
De acordo com o Ministério da Saúde, quase quatro milhões de idosos dependem de algum tipo de cuidado. No Brasil existem cerca de 19 milhões de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, o que representa, pelo menos, 10% do total da população, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que de 1950 a 2025 a quantidade de idosos no país aumentará quinze vezes. Com isso, o Brasil ocupará o sexto lugar quanto ao contingente de idosos, alcançando, em 2025, aproximadamente 32 milhões de pessoas com 60 anos ou mais de idade. Em Sergipe, segundo dados do IBGE, há 126.983 idosos com idade acima de 60 anos, dos quais 54.414 são homens e 72.569 são mulheres.
Conquistas
Importantes avanços foram conquistados no que se refere à conquista dos direitos dos idosos em todo o mundo. No Brasil, com o advento do Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003) obteve-se a consolidação dos direitos já assegurados na Constituição Federal, além da instituição de instrumentos legais capazes de coibir a violação desses direitos.
Em fevereiro de 2006, foi publicado, por meio da Portaria GM nº 399, as diretrizes do Pacto pela Saúde, contemplando o Pacto pela Vida, onde se estabelecem um conjunto de ações prioritárias no campo da saúde, que visam à execução com foco em resultados. Nesse documento, a Saúde do Idoso aparece como uma das seis prioridades pactuadas entre as três esferas de gestão. Para o seu cumprimento, foi instituída, pela Portaria nº 2.528, de 19 de outubro de 2006, a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa.
Essa Política tem como finalidade primordial a recuperação, manutenção e promoção da autonomia e da independência dos indivíduos idosos, direcionando medidas coletivas e individuais de saúde para esse fim, em consonância com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde – SUS. (informações do Portal da Saúde do SUS).
Serviço
Comemoração ao Dia do Idoso
Data: sábado - 1 de outubro de 2011
Horário: a partir das 8h
Local: Casa da Fraternidade Monte Alverne, no Bairro América
Maiores Informações: 3712 7904
A hidratação torna-se um fator essencial para combater essa condição em crianças
A iniciativa busca combater maus-tratos e aumentar segurança dos animais
Crime ocorreu em Cedro de São João; segundo suspeito continua foragido, e polícia pede ajuda para localizá-lo
Trio foi parar nos assuntos mais comentados após uma confusão às vésperas do Natal
Obra tem valor de R$ 19,9 milhões e contemplará 6,3 quilômetros de extensão da via