Mais de 35 crianças aguardam leito de UTI em hospitais de Aracaju
Prefeitura e Governo trabalham para ampliar oferta de vagas na rede pública Cotidiano | Por F5News 24/05/2024 09h33 - Atualizado em 24/05/2024 09h50Pelo menos 37 crianças aguardam a liberação de um leito de UTI pediátrica em hospitais da rede pública em Aracaju, conforme levantamento do Conselho Regional de Medicina do Estado de Sergipe (Cremese), que realizou uma fiscalização nas unidades que atendem pelo SUS na capital sergipana nesta quinta-feira (23).
A superlotação dos leitos pediátricos se dá por conta do aumento da incidência de casos de infecção respiratória, que historicamente ocorre no período de março a junho. Essas síndromes gripais englobam doenças que envolvem as vias respiratórias, com sintomas como tosse, coriza, espirro, febre e desconforto respiratório.
Na capital sergipana, há maior prevalência dos casos de bronquiolite, uma inflamação dos bronquíolos (parte final dos brônquios), atinge principalmente os bebês menores de dois anos.
A fiscalização do Cremese identificou a seguinte quantidade de crianças a espera de leitos de UTI na capital:
Hospital Santa Isabel - 14 crianças
HUSE - 11 crianças
Hospital da Criança - 10 crianças
UPA Fernando Franco - 2 crianças
Ainda segundo Conselho, em unidades hospitalares do interior sergipano a situação também se agravou nas últimas semanas.
Na quarta-feira (22), durante visita ao Hospital da Criança, o governador Fábio Mitidieri informou a ampliação do número de leitos e a adequação do espaço físico do hospital nas próximas semanas.
Já a Prefeitura de Aracaju montou um plano de contingência em dez Unidades de Saúde da Família (USFs) com o objetivo de diminuir o fluxo de pessoas com sintomas leves que procuram atendimento nos hospitais.
Das 7h às 18h30, as USFs que estão fazendo acolhimento para as pessoas que apresentam sintomas leves de síndromes gripais são: Augusto Franco (bairro Farolândia), Geraldo Magela (bairro Orlando Dantas), Ministro Cavalcante (bairro Jardim Esperança), Edezio Vieira (bairro Siqueira Campos), Cândida Alves (bairro Santo Antônio), Francisco Fonseca (bairro 18 do Forte), José Machado (bairro Santos Dumont) e Onésimo Pinto (bairro Jardim Centenário).
Outras duas unidades funcionarão em horários diferentes, das 7h às 16h30, são elas: USF João Bezerra (bairro Mosqueiro); e das 7h às 15h30, a USF Celso Daniel (bairro Santa Maria).
O Centro de Atendimento e Triagem de Síndromes Gripais, o horário de funcionamento é das 7h às 18h30.