Mais de 2 mil alunos da rede estadual foram aprovados no vestibular
Cotidiano 22/12/2011 17h16O resultado parcial divulgado na tarde desta quinta-feira (22) pelo Departamento de Apoio do Sistema Educacional (Dase) da Secretaria de Estado da Educação (Seed) aponta que a rede estadual de ensino já aprovou 2.239 alunos no Vestibular 2012 da Universidade Federal de Sergipe (UFS). De acordo com os dados do departamento, o resultado parcial demonstra um aumento de 13% com relação ao número de aprovados no vestibular 2011 da UFS, que foi de 1.980 alunos. Esses alunos fazem parte do ensino regular e do Pré-universitário da Seed.
Também ingressaram neste ano na UFS quatro alunos surdos. São: Jonathan Silva, que passou para o curso de Teatro; Tânia dos Santos, aprovada em Pedagogia; Anne Raquel, em Odontologia, e Gilmaria da Silva, em Fisioterapia. A professora Aparecida Nazário, diretora da Divisão de Educação Especial (DIEESP), não escondeu sua felicidade.
"Essas aprovações são o resultado de uma política de educação inclusiva que o governo de Sergipe vem desenvolvendo nas escolas estaduais, garantindo o direito à educação a todos. Estou muito feliz e emocionada com esse resultado", revelou a Aparecida Nazário.
"Estou muito feliz. Agradeço primeiramente a Deus por essa vitória. Sempre gostei de estudar, e agora irei me dedicar ao curso de Teatro na Universidade Federal de Sergipe", disse o aluno Jonathan Silva, deficiente auditivo quando comemorava a aprovação na tarde da última quarta-feira, 21, no Colégio Atheneu.
Conquista
Ao tomar conhecimento de que quatro alunos com deficiência auditiva haviam conquistado uma vaga na Universidade Federal de Sergipe, a intérprete Solange Silva dos Santos não conteve a emoção e chorou de felicidade. "A emoção é forte. Eu acompanhei de perto a luta e a dedicação desses alunos. Hoje é um dia importante para todos nós que fazemos a Secretaria de Estado da Educação", disse Solange Silva.
A diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (DASE), Maria Zelita Brito, afirmou que o apoio que o Governo de Sergipe vem dando aos alunos da rede pública estadual tem sido de fundamental importância para o sucesso deles nos concursos vestibulares. Segundo ela, no decorrer do ano foram implementadas várias ações para preparar e incentivar os alunos da rede pública estadual de ensino a concorrerem a uma vaga nos concursos vestibulares.
"Promovemos quatro grandes simuladões, revisões e acolhimento no dia do vestibular. Levamos os alunos à Universidade Federal de Sergipe para conhecer melhor os cursos oferecidos pela instituição, doamos livros literários e financiamos o pagamento da taxa de inscrição de 5.200 alunos, num investimento de R$ 265 mil", disse Maria Zelita. Ela lembrou o sucesso do Pré-Universitário, programa oferecido pelo governo aos estudantes da rede pública.
"O Pré-Universitário é sucesso em todo o estado de Sergipe. O curso ganhou status de Programa de Assistência ao Vestibulando. Para nossa satisfação, quatro alunos com deficiência auditiva foram aprovados no vestibular da UFS de 2012, nos cursos de Odontologia, Fisioterapia, Teatro e Pedagogia", disse, ao ressaltar que o Colégio Dom Luciano foi escolhido para ser o polo dos alunos com necessidades educacionais especiais.
A diretora do DASE lembrou ainda que no vestibular do ano passado foram aprovados em concursos vestibulares 3.030 alunos da rede pública estadual de ensino. "Desses, 1.980 conquistaram vagas na universidade Federal de Sergipe e 1.050, em instituições particulares", reforçou.
Fonte: Seed
Transferências iniciaram na manhã desta sexta-feira (10)
As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 17 de janeiro, podendo ser realizadas no site do Conservatório
A intensidade pode variar de intensa a forte
Emgetis reforça a importância de manter o acesso a endereços institucionais e garante suporte através de seu site
O teste, chamado de PromarkerEndo, foi desenvolvido da Austrália e deve estar disponível no segundo trimestre deste ano