Primeiro teste de sangue para endometriose pode acelerar diagnóstico
O teste, chamado de PromarkerEndo, foi desenvolvido da Austrália e deve estar disponível no segundo trimestre deste ano Cotidiano | Por Metrópoles 10/01/2025 10h38Um exame de sangue capaz de diagnosticar endometriose, doença que afeta milhões de mulheres no mundo, está mais próximo de se tornar realidade. Chamado de PromarkerEndo, o teste foi desenvolvido por uma empresa australiana e deve estar disponível no país já no segundo trimestre deste ano.
De acordo com um estudo publicado na revista Human Reproduction, o PromarkerEndo apresentou 99,7% de precisão para diferenciar casos graves de endometriose de pacientes sem a doença, mas com sintomas semelhantes. Nos estágios iniciais, a precisão foi superior a 85%.
“O avanço marca um passo significativo em direção ao diagnóstico não invasivo e personalizado para uma condição que há muito tempo carece de soluções médicas adequadas”, destacou Richard Lipscombe, diretor da Proteomics International, empresa por trás da patente.
A endometriose é caracterizada pelo crescimento de tecido semelhante ao endométrio – que reveste o útero – em outras partes do corpo, como ovários e intestino, formando lesões. A condição pode causar dores intensas, infertilidade e outros problemas graves. Hoje, o diagnóstico definitivo só é possível por meio de laparoscopia.
Leia a matéria completa no site Metrópoles, parceiro do F5 News.