Leilão da concessão da Deso acontece nesta quarta-feira (4) em São Paulo
Abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas acontecerá a partir das 14h Cotidiano | Por F5 News 04/09/2024 09h03 - Atualizado em 04/09/2024 09h07Acontecerá na tarde desta quarta-feira (4), a partir das 14h, o leilão para a concessão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso). O evento ocorrerá na sede da Bolsa de Valores (B3), em São Paulo e pode ser acopanhado pela internet.
Quatro empresas se credenciaram para participar do leilão. O critério de julgamento será o de maior oferta pela outorga da concessão, obedecendo o valor mínimo de R$ 2 bilhões, conforme estabelecido no edital.
Segundo o Governo, o leilão tem como objetivo selecionar a proposta mais vantajosa pelo critério de maior oferta, e permitirá a exploração dos serviços por um período de 35 anos. A gestão desta concessão será feita pelo Governo do Estado, por meio de um convênio de cooperação.
O projeto prevê investimentos significativos, estimados em mais de R$ 6 bilhões. Além disso, a expectativa de que a concessão deva impulsionar a economia local, com a previsão de gerar cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos.
Entenda a concessão
Segundo o Governo, a concessão parcial dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário do estado, que atualmente é realizado pela Deso, visa garantir a universalização dos serviços, como estabelece as metas do Novo Marco do Saneamento.
O processo que será concretizado nesta quarta (4) não significa a venda de parte da empresa e sim uma permissão para exploração do serviço pelo período de 35 anos. A Deso continuará sendo gerida pelo Estado de Sergipe, atuando como empresa pública responsável pelos serviços de captação e tratamento de água.