Justiça afasta presidente e servidores da Câmara de Malhada dos Bois | F5 News - Sergipe Atualizado

Justiça afasta presidente e servidores da Câmara de Malhada dos Bois
A denúncia do MPE trata de nepotismo e da existência de servidores fantasmas
Cotidiano 19/04/2018 16h20 - Atualizado em 19/04/2018 17h47


Por F5 News

O presidente da Câmara Municipal de Malhada dos Bois (SE), Jair da Silva, e os servidores da Casa Thaionara Gomes Bezerra, Elton Gomes Bezerra, Cícera de Jesus e Eliana Silva Andrade foram afastados das funções e tiveram as remunerações suspensas em cumprimento de medida cautelar aplicada pelo juiz Raphael Silva Reis.

A Ação Penal Pública foi ajuizada pelo Ministério Público Estadual (MPE), por intermédio do promotor de justiça Waltenberg Lima de Sá e divulgada nesta quinta-feira (19).

De acordo com a denúncia, o presidente da Câmara descumpriu uma Recomendação Ministerial que alertava acerca do cumprimento da Súmula Vinculante nº13 do STF - que trata sobre o crime de nepotismo:

“A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal”.

Em resposta à recomendação do MP, Jair da Silva prestou informações inverídicas, de acordo com o vereador malhadense Thiago Aguiar Moura, afirmando que no Poder Legislativo Municipal não havia servidor ou contratado nas condições apontadas pela recomendação. O vereador Thiago informou que o órgão teria em seus quadros sete servidores, um efetivo e seis comissionados, dentre os quais os denunciados Elton Gomes e Thaionara Gomes Bezerra, cunhado e companheira do presidente da Câmara, respectivamente.

Além disso, dentre os denunciados, quatro seriam “funcionários fantasmas” que, apesar de não comparecerem ao local de trabalho, de acordo com o Portal de Transparência da Câmara, teriam seus nomes constantes na relação de diárias pagas, sem a devida comprovação das viagens.

O juiz de Direito Raphael Silva Reis entendeu que o presidente da Câmara Municipal de Malhada dos Bois tentou ludibriar o MP com informações inverídicas e optou pelo cumprimento da medida cautelar postulada, ante a possibilidade de continuidade da prática dos atos delitivos e lesivos ao patrimônio Público.

O magistrado determinou, ainda, que a vice-presidente da Câmara assuma a presidência da Casa, até posterior deliberação.

*Com informações do MPE

Mais Notícias de Cotidiano
Ascom Seasic
01/11/2024  09h55 Programa Prato do Povo é ampliado para mais oito municípios sergipanos
Expansão garante maior segurança alimentar e nutricional à população em situação de vulnerabilidade
Divulgação PMSE
01/11/2024  09h04 Homem é preso com 4kg de drogas em Nossa Senhora do Socorro
Suspeito estava com o entorpecente em um veículo no Conjunto Fernando Collor
Divulgação SSP
01/11/2024  08h57 Três pessoas da mesma família são presas por tráfico em Capela
Prisões aconteceram nesta quinta (31). Um dos suspeitos já havia sido detido por tráfico
Ascom Emsurb
01/11/2024  08h45 10 milhões de pontos de luz vão encantar aracajuanos e turistas na Sementeira
Parque estará com decoração natalina entre os meses de novembro a janeiro
Arthuro Paganini
01/11/2024  08h04 Confira a previsão do tempo em Aracaju para esta sexta (1º)
Capital sergipana deve ter dia com céu parcialmente nublado, mas sem possibilidade de chuva

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado