Incra entrega obras no maior assentamento de Sergipe
Cotidiano 12/03/2012 11h34Depois dos avanços para a implementação de um amplo sistema de irrigação, que deverá impulsionar a sua produção agropecuária, as cerca de 800 famílias que vivem no maior assentamento de Sergipe, o projeto Jacaré-Curituba, ganharão um novo motivo para comemorar.
No último sábado (10/03), os agricultores receberam oficialmente do Incra, a primeira etapa de um conjunto de obras destinado à promoção da melhoria da qualidade de vida no assentamento.
Localizado entre os municípios de Canindé de São Francisco e Poço Redondo, no Alto Sertão Sergipano, o projeto de reforma agrária foi contemplado pelo Programa de Consolidação de Assentamentos (PAC), gerido pelo Incra, recebendo recursos que garantiram a construção de três praças de recreação, dois centros comunitários e um campo de futebol, além da recuperação de um posto de atendimento e a criação de duas novas unidades de saúde.
“A entrega dessas obras é um marco histórico no processo de promoção do desenvolvimento no Jacaré-Curituba. É um investimento social, que terá reflexo direto na qualidade de vida das famílias assentadas, facilitando o acesso à saúde e oferecendo toda uma estrutura voltada para o lazer e a prática do esporte no local”, analisou Manoel Messias de Meneses Freire, superintendente regional do Incra em Sergipe.
Para a conclusão da primeira etapa do pacote de obras do projeto Jacaré-Curituba foram investidos pelo Incra R$ 709,4 mil.
A Segunda Etapa das Obras
Iniciado em junho de 2011, o pacote de melhorias do PAC no projeto Jacaré-Curituba contempla, ainda, outras sete obras.
Além dos investimentos para facilitar o acesso das famílias assentadas aos serviços de saúde pública, o programa dedicou, também, atenção especial à promoção da Educação no assentamento.
No local, já está em andamento, a execução de obras para a reforma e ampliação de três escolas. “É uma obra que ajuda bastante, porque dá uma infraestrutura e deixa a escola maior e mais bonita. Os alunos vão ter mais espaço, vão poder visitar uma biblioteca e ter uma escola melhor. Isso tudo dá mais entusiasmo e estimula as crianças para o estudo”, avaliou a agricultora Dionísia Marques Neta da Silva, moradora do assentamento, referindo-se às obras na escola municipal de ensino fundamental “Zumbi dos Palmares”.
Para estimular a prática de esportes, especialmente, entre os jovens e crianças que vivem no Jacaré-Curituba, também estão sendo construídas no local quatro quadras poliesportivas. “Esse investimento em aparelhos comunitários voltados para o lazer e a prática esportiva irá contribuir muito para a formação das crianças e dos jovens do assentamento. É um investimento em cidadania”, afirmou Freire.
A segunda etapa das obras do PAC no projeto Jacaré-Curituba deverá ser entregue aos agricultores até o final do primeiro semestre deste ano.
No total, serão investidos para a conclusão das obras (da primeira e da segunda etapas) R$ 1,8 milhão.
Fonte: Ascom INCRA/SE
A dupla utilizava um dispositivo para reter os cartões das vítimas na agência
Estudo mostra que probabilidade é maior entre pessoas com menos de 40 anos
Daniele, Alvaci, Adriágina, Pablo, Ronaldo, Luiz Carlos e Panda estão presos
Pedido deve ser feito na página do Participante na internet até 23h59
Momento exato vai variar conforme o fuso horário